METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49940 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 1600 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "resumo" => "A pesquisa realizada trata-se de uma problemática muito frequente no meio educacional. Diz respeito ao uso das chamadas metodologias ativas na universidade, cuja proposta apresenta o aluno como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento e o professor como importante mediador neste processo, o que difere radicalmente da abordagem tradicional do ensino, em que este é entendido como transmissor de conhecimentos. Estas novas perspectivas metodológicas têm como finalidade promover a autonomia dos educandos, de modo a estimular a criticidade, a tomada de decisões, a relevância do trabalho em grupo, além de fortalecer a motivação para os atos de pesquisar e estudar. Ao se promover uma nova forma de ensino, que tem como pano de fundo a melhoria da aprendizagem em sala de aula, procura-se articular momentos de trabalho individual e coletivo, sempre valorizando as histórias pessoais e os conhecimentos prévios dos sujeitos. O professor nunca entrega o conhecimento pronto e acabado, mas instiga os educandos a buscarem outras definições, verdades e opiniões, de forma que todos possam colaborar para a construção do saber, sem excluir ninguém nesse processo. É fundamental que o docente tenha conhecimento teórico sobre essa metodologia, pois, se aplicada de forma equivocada, poderá não realizar o que se propõe. Por isso é necessário também que o educador esteja sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos e buscar novos modelos. Ressalta-se que a coleta de dados dessa pesquisa, que é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, ainda está em andamento, uma vez que estão sendo submetidos à análise de conteúdo os depoimentos dos sujeitos, isto é, professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, cenário onde se desenvolve esta investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM., SISTEMA DE ENSINO UNIVERSITÁRIO, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1600_15092017181306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE ADELINE BARBOSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "IANE ADELINE" "autor_email" => "iane_adeline@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49940 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 797 "inscrito_id" => 1600 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "resumo" => "A pesquisa realizada trata-se de uma problemática muito frequente no meio educacional. Diz respeito ao uso das chamadas metodologias ativas na universidade, cuja proposta apresenta o aluno como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento e o professor como importante mediador neste processo, o que difere radicalmente da abordagem tradicional do ensino, em que este é entendido como transmissor de conhecimentos. Estas novas perspectivas metodológicas têm como finalidade promover a autonomia dos educandos, de modo a estimular a criticidade, a tomada de decisões, a relevância do trabalho em grupo, além de fortalecer a motivação para os atos de pesquisar e estudar. Ao se promover uma nova forma de ensino, que tem como pano de fundo a melhoria da aprendizagem em sala de aula, procura-se articular momentos de trabalho individual e coletivo, sempre valorizando as histórias pessoais e os conhecimentos prévios dos sujeitos. O professor nunca entrega o conhecimento pronto e acabado, mas instiga os educandos a buscarem outras definições, verdades e opiniões, de forma que todos possam colaborar para a construção do saber, sem excluir ninguém nesse processo. É fundamental que o docente tenha conhecimento teórico sobre essa metodologia, pois, se aplicada de forma equivocada, poderá não realizar o que se propõe. Por isso é necessário também que o educador esteja sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos e buscar novos modelos. Ressalta-se que a coleta de dados dessa pesquisa, que é de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, ainda está em andamento, uma vez que estão sendo submetidos à análise de conteúdo os depoimentos dos sujeitos, isto é, professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, cenário onde se desenvolve esta investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM., SISTEMA DE ENSINO UNIVERSITÁRIO, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1600_15092017181306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE ADELINE BARBOSA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "IANE ADELINE" "autor_email" => "iane_adeline@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }