Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) INTERDISCIPLINAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49938
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 2304
    "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS"
    "resumo" => """
      No meio educacional, uma grande dificuldade enfrentada, tanto por professores e alunos quanto por parte das próprias instituições, é a mudança e a evolução das práticas educacionais. A necessidade de cada vez mais, manter o interesse e a dedicação do aluno, principalmente, quando destacamos os cursos de Ensino Superior, em que, muitas vezes, foca-se somente na futura profissão dos discentes e lida-se com um público acima da idade abarcada pelas tecnologias pedagógicas. Diante de tais problemas, uma alternativa atual e relevante para a Educação é o uso em sala de aula das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O presente trabalho relata a introdução da TIC, através da elaboração de um sítio eletrônico, na disciplina de Técnicas Construtivas I, do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande e, sobretudo, a eficiência e os resultados do que foi desenvolvido pelos discentes em conjunto com a docente responsável pela disciplina. Busca-se, principalmente, a maior disseminação do conhecimento de cada um, incentivando-os, a pesquisar, escrever e desenvolverem práticas de não só absorver o que foi exposto em sala de aula, mas também de compartilhar conhecimentos ideias; e com isso, embasar-se melhor para futuras disciplinas, inclusive para elaboração de trabalhos científicos. \r\n
      O endereço eletrônico foi alimentado de informações, desde as mais complexas, que necessitam de maiores explicações e imagens para o entendimento do leitor, até as mais simples, que não necessitam que o mesmo tenha conhecimento prévio ou técnico dos temas, que foram expostas em sala de aula, pela professora e, em visitas técnicas em obras, por parte das empresas que receberam os discentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA74_ID2304_15092017164416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUÍZA SANTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUÍZA "
    "autor_email" => "maluizasc0@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49938
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 772
    "inscrito_id" => 2304
    "titulo" => "METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS"
    "resumo" => """
      No meio educacional, uma grande dificuldade enfrentada, tanto por professores e alunos quanto por parte das próprias instituições, é a mudança e a evolução das práticas educacionais. A necessidade de cada vez mais, manter o interesse e a dedicação do aluno, principalmente, quando destacamos os cursos de Ensino Superior, em que, muitas vezes, foca-se somente na futura profissão dos discentes e lida-se com um público acima da idade abarcada pelas tecnologias pedagógicas. Diante de tais problemas, uma alternativa atual e relevante para a Educação é o uso em sala de aula das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O presente trabalho relata a introdução da TIC, através da elaboração de um sítio eletrônico, na disciplina de Técnicas Construtivas I, do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande e, sobretudo, a eficiência e os resultados do que foi desenvolvido pelos discentes em conjunto com a docente responsável pela disciplina. Busca-se, principalmente, a maior disseminação do conhecimento de cada um, incentivando-os, a pesquisar, escrever e desenvolverem práticas de não só absorver o que foi exposto em sala de aula, mas também de compartilhar conhecimentos ideias; e com isso, embasar-se melhor para futuras disciplinas, inclusive para elaboração de trabalhos científicos. \r\n
      O endereço eletrônico foi alimentado de informações, desde as mais complexas, que necessitam de maiores explicações e imagens para o entendimento do leitor, até as mais simples, que não necessitam que o mesmo tenha conhecimento prévio ou técnico dos temas, que foram expostas em sala de aula, pela professora e, em visitas técnicas em obras, por parte das empresas que receberam os discentes.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA74_ID2304_15092017164416.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUÍZA SANTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUÍZA "
    "autor_email" => "maluizasc0@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

No meio educacional, uma grande dificuldade enfrentada, tanto por professores e alunos quanto por parte das próprias instituições, é a mudança e a evolução das práticas educacionais. A necessidade de cada vez mais, manter o interesse e a dedicação do aluno, principalmente, quando destacamos os cursos de Ensino Superior, em que, muitas vezes, foca-se somente na futura profissão dos discentes e lida-se com um público acima da idade abarcada pelas tecnologias pedagógicas. Diante de tais problemas, uma alternativa atual e relevante para a Educação é o uso em sala de aula das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O presente trabalho relata a introdução da TIC, através da elaboração de um sítio eletrônico, na disciplina de Técnicas Construtivas I, do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande e, sobretudo, a eficiência e os resultados do que foi desenvolvido pelos discentes em conjunto com a docente responsável pela disciplina. Busca-se, principalmente, a maior disseminação do conhecimento de cada um, incentivando-os, a pesquisar, escrever e desenvolverem práticas de não só absorver o que foi exposto em sala de aula, mas também de compartilhar conhecimentos ideias; e com isso, embasar-se melhor para futuras disciplinas, inclusive para elaboração de trabalhos científicos. O endereço eletrônico foi alimentado de informações, desde as mais complexas, que necessitam de maiores explicações e imagens para o entendimento do leitor, até as mais simples, que não necessitam que o mesmo tenha conhecimento prévio ou técnico dos temas, que foram expostas em sala de aula, pela professora e, em visitas técnicas em obras, por parte das empresas que receberam os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.