O mundo está em constante transformação, e a educação também. O professor está no centro dessa transição, por isso a necessidade de debates sobre a educação que temos e queremos. O presente artigo é um trabalho qualitativo, elaborado a partir de leituras de livros e consultas em sites acadêmicos, para melhor construção e tem como objetivo argumentar sobre o papel do professor da educação do ensino médio, tendo em vista que ele tem a missão de levar conhecimento, preparando cidadãos conscientes, para que possam contribuir para um mundo melhor. Para a produção desse estudo foram utilizadas as contribuições de teóricos como: Freire (1996), Libâneo (1998), Cury (2003). É importante ressaltar que ao estar em sala, o professor não é visto como mero professor, mas como um exemplo que os alunos terão em sua vida. E para que isso aconteça é preciso que o professor realmente goste e acredite naquilo no que faz, tendo atitudes inovadoras, pois é através de seus atos que será visto como um exemplo. Se ensina sobre algo, é preciso praticar o que está ensinando, pois fazendo isso ele estará sendo uma prova concreta do que está ensinando. E a etapa do ensino médio necessita de uma flexibilidade maior, pois trabalha-se com jovens que logo irão concluir, muitos nem concluem, essa etapa e farão suas escolhas, por isso a importância da participação do professor. Ele é um facilitador, que contribui para as escolhas do aluno, instigando-o a refletir sobre o que fazer futuramente. As mudanças da sociedade e o advento da tecnologia trouxeram novos desafios e novas possibilidades para o cotidiano da profissão, mas não mudaram o fato de que o professor continua sendo a peça fundamental para criar gerações mais bem preparadas para lidar com os desafios do mundo.