Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49435
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 651
    "inscrito_id" => 335
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Quando se pensa em educação de qualidade e formação dos professores, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para atuarem em âmbito escolar, que é um dos desafios mais presentes em nosso país. Deste modo o Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência, PIBID, surgiu como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério, possibilitando aos estudantes do curso de licenciatura o contato direto com a realidade escolar ao longo de sua graduação, preparando-os para seu futuro campo de atuação e permitindo um amadurecimento como docente ao longo de sua formação. A pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a importância do subprojeto PIBID Educação Física UECE para a formação inicial de alunos bolsistas. Tratamos de uma pesquisa de campo com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, em outubro de 2015. O universo da pesquisa foram oito alunos do curso de licenciatura em Educação Física bolsistas do PIBID, integrantes do projeto há no mínimo um ano. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta. Como resultado temos que todos os bolsistas investigados afirmam que o PIBID: favorece experiências incentivadoras para sua futura docência; reforça o desejo de permanecer no curso de Licenciatura; tem preenchido suas expectativas como aluno bolsista e é de suma importância para sua formação. Consideramos, portanto, que o PIBID se faz relevante para o futuro docente dos bolsistas permitindo uma melhor qualificação na sua futura atuação como profissional de Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA89_ID335_14092017193736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL CAMPELO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELFERREIRA"
    "autor_email" => "gabriel_ferreiraedfisica@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49435
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 651
    "inscrito_id" => 335
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Quando se pensa em educação de qualidade e formação dos professores, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para atuarem em âmbito escolar, que é um dos desafios mais presentes em nosso país. Deste modo o Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência, PIBID, surgiu como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério, possibilitando aos estudantes do curso de licenciatura o contato direto com a realidade escolar ao longo de sua graduação, preparando-os para seu futuro campo de atuação e permitindo um amadurecimento como docente ao longo de sua formação. A pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a importância do subprojeto PIBID Educação Física UECE para a formação inicial de alunos bolsistas. Tratamos de uma pesquisa de campo com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, em outubro de 2015. O universo da pesquisa foram oito alunos do curso de licenciatura em Educação Física bolsistas do PIBID, integrantes do projeto há no mínimo um ano. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta. Como resultado temos que todos os bolsistas investigados afirmam que o PIBID: favorece experiências incentivadoras para sua futura docência; reforça o desejo de permanecer no curso de Licenciatura; tem preenchido suas expectativas como aluno bolsista e é de suma importância para sua formação. Consideramos, portanto, que o PIBID se faz relevante para o futuro docente dos bolsistas permitindo uma melhor qualificação na sua futura atuação como profissional de Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA89_ID335_14092017193736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL CAMPELO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELFERREIRA"
    "autor_email" => "gabriel_ferreiraedfisica@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Quando se pensa em educação de qualidade e formação dos professores, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para atuarem em âmbito escolar, que é um dos desafios mais presentes em nosso país. Deste modo o Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência, PIBID, surgiu como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério, possibilitando aos estudantes do curso de licenciatura o contato direto com a realidade escolar ao longo de sua graduação, preparando-os para seu futuro campo de atuação e permitindo um amadurecimento como docente ao longo de sua formação. A pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a importância do subprojeto PIBID Educação Física UECE para a formação inicial de alunos bolsistas. Tratamos de uma pesquisa de campo com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, em outubro de 2015. O universo da pesquisa foram oito alunos do curso de licenciatura em Educação Física bolsistas do PIBID, integrantes do projeto há no mínimo um ano. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta. Como resultado temos que todos os bolsistas investigados afirmam que o PIBID: favorece experiências incentivadoras para sua futura docência; reforça o desejo de permanecer no curso de Licenciatura; tem preenchido suas expectativas como aluno bolsista e é de suma importância para sua formação. Consideramos, portanto, que o PIBID se faz relevante para o futuro docente dos bolsistas permitindo uma melhor qualificação na sua futura atuação como profissional de Educação Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.