Quando se pensa em educação de qualidade e formação dos professores, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para atuarem em âmbito escolar, que é um dos desafios mais presentes em nosso país. Deste modo o Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência, PIBID, surgiu como uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério, possibilitando aos estudantes do curso de licenciatura o contato direto com a realidade escolar ao longo de sua graduação, preparando-os para seu futuro campo de atuação e permitindo um amadurecimento como docente ao longo de sua formação. A pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a importância do subprojeto PIBID Educação Física UECE para a formação inicial de alunos bolsistas. Tratamos de uma pesquisa de campo com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará, em outubro de 2015. O universo da pesquisa foram oito alunos do curso de licenciatura em Educação Física bolsistas do PIBID, integrantes do projeto há no mínimo um ano. Para a coleta de dados utilizamos um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta. Como resultado temos que todos os bolsistas investigados afirmam que o PIBID: favorece experiências incentivadoras para sua futura docência; reforça o desejo de permanecer no curso de Licenciatura; tem preenchido suas expectativas como aluno bolsista e é de suma importância para sua formação. Consideramos, portanto, que o PIBID se faz relevante para o futuro docente dos bolsistas permitindo uma melhor qualificação na sua futura atuação como profissional de Educação Física.