Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal Alvorada localizada no município de Fortaleza/ Ce. O projeto compreendeu a IV Edição do “Sarau Literário”, com o objetivo de promover o incentivo à leitura e à escrita com ludicidade. Neste evento apresentamos como temática a música como instrumento para favorecer a alfabetização e o letramento na escola. Teve como eixo metodológico a musicalidade regional nordestina e cearense, que serviu como suporte para as diversas atividades lúdicas abrangendo o estudo da vida e discografia de Raimundo Fagner, Elba Ramalho e Luiz Gonzaga. O planejamento das ações contemplou a necessidade da valorização da cultura regional, conhecimento e ampliação do repertório cultural e musical de alunos e professores. As ações contaram com a participação e apoio efetivo dos bolsistas licenciandos, professores da escola e o núcleo gestor. Acreditamos que mediante o projeto, contribuímos para a efetivação de uma aprendizagem significativa para as crianças, articulada com a dimensão lúdica da musicalidade, com a promoção e a valorização da cultura regional, garantindo o acesso das crianças ao mundo da Música Popular Brasileira de qualidade, além de termos contribuído para a efetivação de práticas de ensino diferenciadas para os professores e demais profissionais que compõem a equipe da escola.
Palavras-chave: Alfabetização e letramento, PIBID, IV Sarau Literário