DINIZ, Janaína Souza Gonçalves. Cantares: uma relação voz, sinais e coração. Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49650>. Acesso em: 22/11/2024 05:09
Este trabalho busca relatar a experiência no Coral Cantares da Escola de Ensino Médio Integral Tiradentes, localizada no bairro Novo Juazeiro na cidade de Juazeiro do Norte - CE. O coral é umas das atividades já existentes no colégio e conta com a presença de 18 participantes, dentre eles, uma aluna surda. Atualmente a atividade coral é realizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID de Música) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no qual entrei através da seleção ocorrida no mês de abril de 2017. O programa tem como objetivo promover uma educação musical nos alunos participantes e proporciona aos graduandos bolsistas a oportunidade de ter uma experiência prática na sala de aula por meio de atividades relacionadas à música, onde poderá internalizar a parte teórica que aprende na universidade e aplicá-la na prática. Além do destaque da expressividade vocal e corporal, o coral também busca a integração e socialização de seus alunos e tem um diferencial, que é a utilização das LIBRAS. E este foi um dos maiores desafios dentro do coral, pois não sabia como seria a relação da voz e a linguagem de sinais.