As TDIC (tecnologias digitais da comunicação e da informação) podem contribuir para a sala de aula atual levando nossos educandos para espaços que já fazem parte da realidade de cada um deles. Essas ferramentas trazem ambientes que usados com análises e adequações proporcionam desenvolvimentos que a sala de aula tradicional não consegue por se só oferecer. Esta convicção inspirou este artigo que traz como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção das TDIC e os recursos que emergem na escola contemporânea e que podem ser inseridos na sala aula. Nesse sentido, os fatos abordados com base em concepções trazidas por Moita (2006), Fava (2014), Santaella (2013) evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com as TDIC apontam para os aspectos relevantes do processo ensino e da aprendizagem, e que o trabalho com os recursos oferecidos são considerados vantajosos e de maneira positiva para os professores e alunos que estão se mantendo inseridos em todo o processo. Este texto traz reflexões com base em consultas bibliográficas que nos mostram que as TDIC estão empregadas no contexto escolar, trazendo também recursos emergentes como a ubiquidade, os jogos sociais digitais, e as redes sociais, em especial o Facebook, deste modo beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo do ensino e da aprendizagem.