AS ENTRELINHAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49561 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 805 "titulo" => "AS ENTRELINHAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL" "resumo" => "o presente artigo se dispõe a analisar a proposta de reforma do ensino médio brasileiro iniciada com a MP 746, sancionada pela lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96. A reforma traz mudanças tanto na estrutura do currículo escolar, como na formação do docente do ensino médio, bem como alterações na carga horária apontando para o estabelecimento do ensino médio em tempo integral e profissionalizante. A reforma trouxe à discussão temas que se tornaram polêmicos e que dividiram opiniões: de um lado aqueles que se posicionaram a favor, alegando que a reforma traria maior liberdade aos estudantes na escolha de seus eixos de estudos, facilitando a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e do outro lado, aqueles que se posicionam contra a reforma, defendendo que a reforma estaria servindo para confluir com os interesses das grandes empresas, que pretendem formar mão de obra barata para inserir no mercado, limitando a formação da classe trabalhadora, ou seja, não considerando o estudante trabalhador que trabalha durante o dia e estuda a noite. Outro fato de destaque, é que nem a reforma e nem outra medida foi tomada para tentar resgatar a escola os jovens que por algum motivo a abandonaram. A metodologia aplicada a este trabalho foi de abordagem qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. Concluída a análise da reforma podemos constatar que da forma como o ensino médio é proposto não é suficiente para resolver os problemas persistentes nesta etapa da educação básica, pois os problemas que conseguimos diagnosticar vão para além do currículo e da formação dos professores são relacionados à estrutura da sociedade na qual a educação está inserida, ou seja, um modelo dual, que prima pela divisão desigual da sociedade. Nesse sentido, observamos o grande interesse do estado brasileiro em transformar o ensino médio em ensino médio técnico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFORMA EDUCACIONAL, ENSINO MÉDIO, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID805_15092017111926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDAYNN MACIEL COELHO" "autor_nome_curto" => "JORDAYNNE" "autor_email" => "jordaynn13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49561 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 713 "inscrito_id" => 805 "titulo" => "AS ENTRELINHAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL" "resumo" => "o presente artigo se dispõe a analisar a proposta de reforma do ensino médio brasileiro iniciada com a MP 746, sancionada pela lei 13.415/2017, que alterou a LDB 9394/96. A reforma traz mudanças tanto na estrutura do currículo escolar, como na formação do docente do ensino médio, bem como alterações na carga horária apontando para o estabelecimento do ensino médio em tempo integral e profissionalizante. A reforma trouxe à discussão temas que se tornaram polêmicos e que dividiram opiniões: de um lado aqueles que se posicionaram a favor, alegando que a reforma traria maior liberdade aos estudantes na escolha de seus eixos de estudos, facilitando a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e do outro lado, aqueles que se posicionam contra a reforma, defendendo que a reforma estaria servindo para confluir com os interesses das grandes empresas, que pretendem formar mão de obra barata para inserir no mercado, limitando a formação da classe trabalhadora, ou seja, não considerando o estudante trabalhador que trabalha durante o dia e estuda a noite. Outro fato de destaque, é que nem a reforma e nem outra medida foi tomada para tentar resgatar a escola os jovens que por algum motivo a abandonaram. A metodologia aplicada a este trabalho foi de abordagem qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. Concluída a análise da reforma podemos constatar que da forma como o ensino médio é proposto não é suficiente para resolver os problemas persistentes nesta etapa da educação básica, pois os problemas que conseguimos diagnosticar vão para além do currículo e da formação dos professores são relacionados à estrutura da sociedade na qual a educação está inserida, ou seja, um modelo dual, que prima pela divisão desigual da sociedade. Nesse sentido, observamos o grande interesse do estado brasileiro em transformar o ensino médio em ensino médio técnico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "REFORMA EDUCACIONAL, ENSINO MÉDIO, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID805_15092017111926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDAYNN MACIEL COELHO" "autor_nome_curto" => "JORDAYNNE" "autor_email" => "jordaynn13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }