Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE GRADUANDOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE Comunicação Oral (CO) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49557
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1521
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE GRADUANDOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho analisou a percepção sobre a temática do meio ambiente de graduandos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil, na cidade de Fortaleza - Ceará. Para tal pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões subjetivas e objetivas, afim de permitir com que os entrevistados além de assinalar os itens, pudessem discorrer acerca desse tema tão meritório, em decorrência de conter uma abordagem de natureza universal. Contudo, foram entrevistados 18 graduandos, sendo 3 graduandos de cada um dos cursos a seguir: Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia. Como resultado todos os graduandos responderam possuir algum direcionamento ambiental em algumas disciplinas e transcreveram suas respectivas percepções acerca da temática em questão, de uma forma tanto quanto sucinta, porém tais percepções levaram as conclusões de que ainda há uma grande necessidade das instituições de ensino superior tratarem o tema meio ambiente com maior precisão e direcionamento de forma transversal, devido a relevância do tema meio ambiente nos dias atuais. Para atender tal demanda, a abordagem de temas que envolvem os diversos aspectos da temática de Educação ambiental como, por exemplo a relação existente entre o homem e a natureza, é de suma relevância para compreender o impacto desses fatores na sociedade em que vivemos e a partir desse conhecimento, seja possível fazer com que o alunado disponha de vários artifícios unificadores que serão utilizados para o desenvolvimento de um pensamento holístico acerca do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1521_11092017132427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAMANDA BRANDÃO PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HAMANDA"
    "autor_email" => "hamandapinheiro2@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49557
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1521
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE GRADUANDOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho analisou a percepção sobre a temática do meio ambiente de graduandos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil, na cidade de Fortaleza - Ceará. Para tal pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões subjetivas e objetivas, afim de permitir com que os entrevistados além de assinalar os itens, pudessem discorrer acerca desse tema tão meritório, em decorrência de conter uma abordagem de natureza universal. Contudo, foram entrevistados 18 graduandos, sendo 3 graduandos de cada um dos cursos a seguir: Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia. Como resultado todos os graduandos responderam possuir algum direcionamento ambiental em algumas disciplinas e transcreveram suas respectivas percepções acerca da temática em questão, de uma forma tanto quanto sucinta, porém tais percepções levaram as conclusões de que ainda há uma grande necessidade das instituições de ensino superior tratarem o tema meio ambiente com maior precisão e direcionamento de forma transversal, devido a relevância do tema meio ambiente nos dias atuais. Para atender tal demanda, a abordagem de temas que envolvem os diversos aspectos da temática de Educação ambiental como, por exemplo a relação existente entre o homem e a natureza, é de suma relevância para compreender o impacto desses fatores na sociedade em que vivemos e a partir desse conhecimento, seja possível fazer com que o alunado disponha de vários artifícios unificadores que serão utilizados para o desenvolvimento de um pensamento holístico acerca do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1521_11092017132427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAMANDA BRANDÃO PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HAMANDA"
    "autor_email" => "hamandapinheiro2@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho analisou a percepção sobre a temática do meio ambiente de graduandos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil, na cidade de Fortaleza - Ceará. Para tal pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões subjetivas e objetivas, afim de permitir com que os entrevistados além de assinalar os itens, pudessem discorrer acerca desse tema tão meritório, em decorrência de conter uma abordagem de natureza universal. Contudo, foram entrevistados 18 graduandos, sendo 3 graduandos de cada um dos cursos a seguir: Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia. Como resultado todos os graduandos responderam possuir algum direcionamento ambiental em algumas disciplinas e transcreveram suas respectivas percepções acerca da temática em questão, de uma forma tanto quanto sucinta, porém tais percepções levaram as conclusões de que ainda há uma grande necessidade das instituições de ensino superior tratarem o tema meio ambiente com maior precisão e direcionamento de forma transversal, devido a relevância do tema meio ambiente nos dias atuais. Para atender tal demanda, a abordagem de temas que envolvem os diversos aspectos da temática de Educação ambiental como, por exemplo a relação existente entre o homem e a natureza, é de suma relevância para compreender o impacto desses fatores na sociedade em que vivemos e a partir desse conhecimento, seja possível fazer com que o alunado disponha de vários artifícios unificadores que serão utilizados para o desenvolvimento de um pensamento holístico acerca do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.