O professor, enquanto formador social, tem papel fundamental na educação e no surgimento da crítica do aluno. Com isso, a formação do professor deve atender a certas prioridades quanto à qualidade no trabalho com os graduandos, pois trata-se de uma estrutura que dará base para a formação de toda uma sociedade. Nesse contexto entram as diversas mudanças na forma de aprender e ensinar, onde o dever dos cursos de licenciatura consiste em preparar o professor para essa realidade. Partindo dessas questões iniciais, o objetivo dessa pesquisa é ressaltar a importância do estágio supervisionado para a boa formação do professor e quais os benefícios dessa importante disciplina. A pesquisa foi baseada nas obras relacionadas a esse tema e a partir de uma análise dentro da sala de aula, onde acompanhamos algumas aulas de Geografia na E.E.E.F Prof. Antônio Benvindo, onde pudemos analisar in loco as metodologias e meios utilizados para se obter um bom resultado nas aulas. Com isso, percebemos que o estágio supervisionado nos dá na maioria das vezes um panorama real do que acontece dentro da sala e fora dela, pois conhecemos um âmbito escolar que pode ser melhor reconhecido a partir da visão do professor. Nesta perspectiva, analisamos a devida importância do convívio na escola pelo estagiário, e possíveis soluções para as falhas ainda presentes, pois trata-se de um dever como ser social garantir qualidade na formação acadêmica e nas escolas públicas de nosso país. Dessa forma, essa pesquisa é de grande proveito pois trata de uma realidade vivenciada por todos nós em algum momento da vida acadêmica.