Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO ACADÊMICA, GEOGRAFIA, MÉTODOS DE ENSINO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) INTERDISCIPLINAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49432
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 387
    "inscrito_id" => 862
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS\r\n
      E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => "O professor, enquanto formador social, tem papel fundamental na educação e no surgimento da crítica do aluno. Com isso, a formação do professor deve atender a certas prioridades quanto à qualidade no trabalho com os graduandos, pois trata-se de uma estrutura que dará base para a formação de toda uma sociedade. Nesse contexto entram as diversas mudanças na forma de aprender e ensinar, onde o dever dos cursos de licenciatura consiste em preparar o professor para essa realidade. Partindo dessas questões iniciais, o objetivo dessa pesquisa é ressaltar a importância do estágio supervisionado para a boa formação do professor e quais os benefícios dessa importante disciplina. A pesquisa foi baseada nas obras relacionadas a esse tema e a partir de uma análise dentro da sala de aula, onde acompanhamos algumas aulas de Geografia na E.E.E.F Prof. Antônio Benvindo, onde pudemos analisar in loco as metodologias e meios utilizados para se obter um bom resultado nas aulas. Com isso, percebemos que o estágio supervisionado nos dá na maioria das vezes um panorama real do que acontece dentro da sala e fora dela, pois conhecemos um âmbito escolar que pode ser melhor reconhecido a partir da visão do professor. Nesta perspectiva, analisamos a devida importância do convívio na escola pelo estagiário, e possíveis soluções para as falhas ainda presentes, pois trata-se de um dever como ser social garantir qualidade na formação acadêmica e nas escolas públicas de nosso país. Dessa forma, essa pesquisa é de grande proveito pois trata de uma realidade vivenciada por todos nós em algum momento da vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ACADÊMICA, GEOGRAFIA, MÉTODOS DE ENSINO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID862_12092017003759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN CARLOS TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN CARLOS"
    "autor_email" => "ruan1997carlos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49432
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 387
    "inscrito_id" => 862
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS\r\n
      E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
      """
    "resumo" => "O professor, enquanto formador social, tem papel fundamental na educação e no surgimento da crítica do aluno. Com isso, a formação do professor deve atender a certas prioridades quanto à qualidade no trabalho com os graduandos, pois trata-se de uma estrutura que dará base para a formação de toda uma sociedade. Nesse contexto entram as diversas mudanças na forma de aprender e ensinar, onde o dever dos cursos de licenciatura consiste em preparar o professor para essa realidade. Partindo dessas questões iniciais, o objetivo dessa pesquisa é ressaltar a importância do estágio supervisionado para a boa formação do professor e quais os benefícios dessa importante disciplina. A pesquisa foi baseada nas obras relacionadas a esse tema e a partir de uma análise dentro da sala de aula, onde acompanhamos algumas aulas de Geografia na E.E.E.F Prof. Antônio Benvindo, onde pudemos analisar in loco as metodologias e meios utilizados para se obter um bom resultado nas aulas. Com isso, percebemos que o estágio supervisionado nos dá na maioria das vezes um panorama real do que acontece dentro da sala e fora dela, pois conhecemos um âmbito escolar que pode ser melhor reconhecido a partir da visão do professor. Nesta perspectiva, analisamos a devida importância do convívio na escola pelo estagiário, e possíveis soluções para as falhas ainda presentes, pois trata-se de um dever como ser social garantir qualidade na formação acadêmica e nas escolas públicas de nosso país. Dessa forma, essa pesquisa é de grande proveito pois trata de uma realidade vivenciada por todos nós em algum momento da vida acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ACADÊMICA, GEOGRAFIA, MÉTODOS DE ENSINO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID862_12092017003759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN CARLOS TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN CARLOS"
    "autor_email" => "ruan1997carlos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O professor, enquanto formador social, tem papel fundamental na educação e no surgimento da crítica do aluno. Com isso, a formação do professor deve atender a certas prioridades quanto à qualidade no trabalho com os graduandos, pois trata-se de uma estrutura que dará base para a formação de toda uma sociedade. Nesse contexto entram as diversas mudanças na forma de aprender e ensinar, onde o dever dos cursos de licenciatura consiste em preparar o professor para essa realidade. Partindo dessas questões iniciais, o objetivo dessa pesquisa é ressaltar a importância do estágio supervisionado para a boa formação do professor e quais os benefícios dessa importante disciplina. A pesquisa foi baseada nas obras relacionadas a esse tema e a partir de uma análise dentro da sala de aula, onde acompanhamos algumas aulas de Geografia na E.E.E.F Prof. Antônio Benvindo, onde pudemos analisar in loco as metodologias e meios utilizados para se obter um bom resultado nas aulas. Com isso, percebemos que o estágio supervisionado nos dá na maioria das vezes um panorama real do que acontece dentro da sala e fora dela, pois conhecemos um âmbito escolar que pode ser melhor reconhecido a partir da visão do professor. Nesta perspectiva, analisamos a devida importância do convívio na escola pelo estagiário, e possíveis soluções para as falhas ainda presentes, pois trata-se de um dever como ser social garantir qualidade na formação acadêmica e nas escolas públicas de nosso país. Dessa forma, essa pesquisa é de grande proveito pois trata de uma realidade vivenciada por todos nós em algum momento da vida acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.