Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO Pôster (PO) MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49370
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental.  A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA38_ID706_11092017163617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO DE BRITO REIS"
    "autor_nome_curto" => "CAIO BRITO"
    "autor_email" => "caiobrito26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49370
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 706
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental.  A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA38_ID706_11092017163617.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO DE BRITO REIS"
    "autor_nome_curto" => "CAIO BRITO"
    "autor_email" => "caiobrito26@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.