O jogo lúdico é uma importante ferramenta na qual o professor deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento. Quando bem trabalhadas, essas atividades oportunizam a interlocução de saberes e o desenvolvimento pessoal, logo o jogo é considerado um tipo de atividade lúdica, quando possui duas funções em equilíbrio: a lúdica e a educativa. O presente trabalho teve como objetivo de avaliar junto aos licenciandos de química através de um mini curso, se os jogos lúdicos contribuem para a construção dos conceitos científicos nas aulas de Química . Esses jogos lúdicos foram desenvolvidos por alunos da Monitoria de Prática Pedagógica em Química no semestre 2012.2 á 2013.1 e trazem os seguintes títulos e conteúdos: Dominó Periódico (Tabela Periódica), Baralho Químico (Tabela Periódica: Metais, Não-metais, Semi-metais e gases nobres), Jogo do “L” invertido ( Misturas e Processo de Separação de Misturas), Percurso Iônico ( Íons, Nox, Compostos Iônicos e Nomenclatura), Desafio Químico (Substâncias, Ácidos e Bases, Hidrocarbonetos). Trata-se de uma pesquisa exploratória, que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza quali-quantitativa. Nesse sentido, foram aplicados questionários com os licenciandos em Química do semestre 2013.1 afim de diagnosticar entre eles se os jogos lúdicos favorecem para aprendizagem de conceitos científicos nas aulas de Química. Os resultados apontam que a proposta do Mini curso se mostrou válida contribuindo para estimular os licenciandos em formação a trabalhar com novas metodologias de ensino que venham a contribuir significativamente para a promoção do Ensino de Química no contexto da Educação Básica.