Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4776
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1629
    "titulo" => "JOGOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Considerando a importância do ensino de língua estrangeira (LE) para o desenvolvimento crítico do aluno, este trabalho tem como objetivo mostrar como a utilização de jogos lúdicos em sala de aula influencia na aquisição de vocabulário em LE, despertando o interesse pela mesma. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Língua Inglesa, tivemos a oportunidade de desenvolver uma sequência didática (SD) baseada em jogos, em uma turma de 6° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antonio Oliveira, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Com base nos aportes teóricos sobre a aquisição de vocabulário com Antunes (2007) e Zilles (2001), considerações acerca da utilização de jogos em sala de aula, com Maluf (2009) e as considerações sobre SD, com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), buscamos proporcionar ao aluno uma aprendizagem diferenciada do processo de ensino-aprendizagem tradicional. Como resultados parciais tivemos a confecção de um jogo, o loto-reading, que proporcionou ao aluno a aquisição de vocabulário, e como consequência observamos um maior interesse pela LI, visto que essa aquisição foi feita de forma dinâmica e prazerosa."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_15_35_25_idinscrito_1629_e4826b254673467716e48e274e30d49b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4776
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1629
    "titulo" => "JOGOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: EXPERIENCIAS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Considerando a importância do ensino de língua estrangeira (LE) para o desenvolvimento crítico do aluno, este trabalho tem como objetivo mostrar como a utilização de jogos lúdicos em sala de aula influencia na aquisição de vocabulário em LE, despertando o interesse pela mesma. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Língua Inglesa, tivemos a oportunidade de desenvolver uma sequência didática (SD) baseada em jogos, em uma turma de 6° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antonio Oliveira, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Com base nos aportes teóricos sobre a aquisição de vocabulário com Antunes (2007) e Zilles (2001), considerações acerca da utilização de jogos em sala de aula, com Maluf (2009) e as considerações sobre SD, com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), buscamos proporcionar ao aluno uma aprendizagem diferenciada do processo de ensino-aprendizagem tradicional. Como resultados parciais tivemos a confecção de um jogo, o loto-reading, que proporcionou ao aluno a aquisição de vocabulário, e como consequência observamos um maior interesse pela LI, visto que essa aquisição foi feita de forma dinâmica e prazerosa."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_6datahora_04_10_2013_15_35_25_idinscrito_1629_e4826b254673467716e48e274e30d49b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA"
    "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Considerando a importância do ensino de língua estrangeira (LE) para o desenvolvimento crítico do aluno, este trabalho tem como objetivo mostrar como a utilização de jogos lúdicos em sala de aula influencia na aquisição de vocabulário em LE, despertando o interesse pela mesma. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Língua Inglesa, tivemos a oportunidade de desenvolver uma sequência didática (SD) baseada em jogos, em uma turma de 6° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Antonio Oliveira, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Com base nos aportes teóricos sobre a aquisição de vocabulário com Antunes (2007) e Zilles (2001), considerações acerca da utilização de jogos em sala de aula, com Maluf (2009) e as considerações sobre SD, com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010), buscamos proporcionar ao aluno uma aprendizagem diferenciada do processo de ensino-aprendizagem tradicional. Como resultados parciais tivemos a confecção de um jogo, o loto-reading, que proporcionou ao aluno a aquisição de vocabulário, e como consequência observamos um maior interesse pela LI, visto que essa aquisição foi feita de forma dinâmica e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.