Quando falamos em Geografia Escolar, é notório as mudanças ocorridas nesse campo, passamos de perspectivas tradicionais como decorar nomes de rios, a inovadoras como permitir que os discentes se tornem reflexivos para atuarem em seus espaços. Como complemento a essas mudanças, vem ganhando importância o uso dos recursos didáticos, que buscam favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Assim, elenca-se como objetivo central desse artigo, analisar como o uso de recursos didáticos auxilia a aprendizagem nas aulas de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de São João do Sabugi-RN. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica; pesquisa documental embasados no PPP da escola e uma pesquisa de campo pautada em entrevistas com as docentes e observações in loco. Constatamos que os recursos didáticos ao serem planejados de forma contextualizada com o que está sendo estudado, são ferramentas valiosas,podendo ser utilizados com o intuito de facilitar a assimilação dos conteúdos não só na disciplina de Geografia como também em qualquer outra área de ensino. Sendo assim, consideramos os recursos didáticos indispensáveis às aulas de Geografia e fundamental para se chegar um ensino-aprendizagem de qualidade, sendo indispensável à formação de cidadãos críticos e reflexivos.