Este artigo é fruto de nossa participação, como bolsista, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras do campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Considerando-se que o PIBID tem como finalidade valorizar e incentivar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério, o presente trabalho traz algumas reflexões sobre uma prática vivenciada a partir de conteúdos previamente determinados pela professora que atua como supervisora do PIBID em uma das escolas da rede pública do município de Monteiro - PB. No caso do presente trabalho, vamos relatar e refletir sobre a nossa atuação durante as aulas em que trabalhamos com o conteúdo “figuras de linguagem”. Considerando as reflexões sobre o ensino de língua materna, realizadas nos últimos anos, utilizamos, para este momento, como embasamento, as orientações teórico-metodológicas propostas por Geraldi (1997), Oliveira (2010) e por Cosson (2006). Por fim, reiteramos que a atuação no PIBID tem contribuindo bastante para a nossa formação como estudantes de Letras e futuros professores, uma vez que tem nos propiciado o contato e o conhecimento da realidade em que, futuramente, vamos atuar, fazendo-nos refletir sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula e promovendo, assim, situações que possam acarretar possíveis melhorias no ensino, especialmente de língua materna.