Resumo: O presente relato é resultado da experiência de uma das atividades realizadas por discentes bolsistas, da área de Biologia, vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande, Paraíba. Os resultados desta experiência foram construídos a partir da realização de uma sessão de cinema, e justifica-se pela necessidade de sensibilização dos estudantes à valorização dos profissionais de ensino, tendo sido desenvolvida com 47 estudantes do 2° Ano, do ensino médio, no macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa, de acordo com a proposta do Ensino Médio Inovador. Que resultou para os estudante,em uma analise de si mesmo,e de quem impulsiona o seu aprendizado, fazendo-os trilhar o caminho da pesquisa, da ciência e da ética, para assim justificar a si mesmos, o que é positivo ou negativo como método para uma educação libertadora.