Este trabalho registra experiências do subprojeto de pedagogia da UEPB Campus III (Guarabira - PB) do PIBID, nos períodos 2012.2 e 2013.1, que teve por objetivo principal colaborar com a formação inicial e continuada de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. A formação de professores para a educação básica, na atualidade, é um tema de grande relevância, pois esse processo de formação inicial e continuo, além de uma exigência profissional contribui para a construção de uma educação de qualidade social. O referido projeto desenvolveu-se em duas escolas de rede estadual de ensino da referida cidade. Neste subprojeto de trabalho foi utilizada a pesquisa-ação como procedimento metodológico para o desenvolvimento das atividades junto a bolsistas, alunos, professores, coordenação e direção das escolas e demais segmentos e envolvidos neste projeto. O PIBID trouxe como resultado para as escolas em questão uma contribuição de extrema relevância, sobretudo no que se refere à melhoria do desempenho escolar dos alunos das turmas que estiveram vinculadas ao Subprojeto, como também para a formação inicial das bolsistas (futuras educadoras) e continuada das professoras que estiveram envolvidas com as atividades propostas.