Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

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A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES

Palavra-chaves: ENSINO MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, AS QUATRO OPERAÇÕES Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido como ferramenta de estratégia de ensino de Matemática para as quatro operações no 6º ano do Ensino Fundamental II. Tendo como objetivo a percepção cognitiva dos alunos através dos jogos lúdicos inseridos nos diversos conteúdos do Ensino Fundamental de Matemática. Propiciando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, mais próxima da realidade dos mesmos na escola. O presente trabalho traz uma proposta de jogos lúdicos, a atividade lúdica intitulada como a “Corrida das quatro operações”, jogo que trabalha as quatro operações. Que podem ser utilizados em salas de aulas pelos professores, com um enfoque na conscientização ambiental, pois o jogo foi confeccionado e produzido a partir de resíduos que normalmente seriam descartados no meio ambiente. Foi desenvolvido como requisito para a disciplina de Laboratório de matemática I, no Instituto Federal da Paraíba- IFPB, no Campus de Campina Grande.

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