Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DISCUSSÃO SOBRE O USO DE RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CURVAS CÔNICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA, CURVAS CÔNICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45150
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "DISCUSSÃO SOBRE O USO DE RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CURVAS CÔNICAS"
    "resumo" => "Neste relatamos a experiência de participantes durante o minicurso que ministramos no III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. O minicurso diz respeito ao Projeto de Extensão 2018 UEPB do qual somos membros, objetivando explorar possibilidades metodológicas com recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Em nosso minicurso, com o aplicativo GeoGebra para Android, explanamos aos participantes aspectos históricos sobre curvas cônicas e suas particularidades observadas na História da Matemática; a partir da definição de cada curva cônica, e através de algumas técnicas de desenho geométrico, explanamos aos participantes como seria desenhar no papel tais curvas, permitindo análise de suas características; em conjunto construímos as curvas cônicas, reforçando suas características; posterior à construção das curvas no GeoGebra, os participantes, em quartetos, construíram uma sinuca elíptica a fim de despertar a percepção sobre a propriedade de reflexão das curvas cônicas, e destacamos suas utilizações no cotidiano; por fim, aplicamos questionário a coletar opiniões sobre tal metodologia. Acreditamos que nosso minicurso despertou nos participantes um modo mais abrangente de se abordar curvas cônicas. Pensamos que aulas que utilizam esse tipo de abordagem contribuem para que o tão sonhado rompimento do mito da difícil e incompreensível Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA, CURVAS CÔNICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID371_11082018085336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno1504oliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45150
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 371
    "titulo" => "DISCUSSÃO SOBRE O USO DE RECURSOS CONCRETOS E TECNOLÓGICOS COMO OPÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CURVAS CÔNICAS"
    "resumo" => "Neste relatamos a experiência de participantes durante o minicurso que ministramos no III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. O minicurso diz respeito ao Projeto de Extensão 2018 UEPB do qual somos membros, objetivando explorar possibilidades metodológicas com recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Em nosso minicurso, com o aplicativo GeoGebra para Android, explanamos aos participantes aspectos históricos sobre curvas cônicas e suas particularidades observadas na História da Matemática; a partir da definição de cada curva cônica, e através de algumas técnicas de desenho geométrico, explanamos aos participantes como seria desenhar no papel tais curvas, permitindo análise de suas características; em conjunto construímos as curvas cônicas, reforçando suas características; posterior à construção das curvas no GeoGebra, os participantes, em quartetos, construíram uma sinuca elíptica a fim de despertar a percepção sobre a propriedade de reflexão das curvas cônicas, e destacamos suas utilizações no cotidiano; por fim, aplicamos questionário a coletar opiniões sobre tal metodologia. Acreditamos que nosso minicurso despertou nos participantes um modo mais abrangente de se abordar curvas cônicas. Pensamos que aulas que utilizam esse tipo de abordagem contribuem para que o tão sonhado rompimento do mito da difícil e incompreensível Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TECNOLÓGICA, CURVAS CÔNICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID371_11082018085336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno1504oliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

Neste relatamos a experiência de participantes durante o minicurso que ministramos no III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. O minicurso diz respeito ao Projeto de Extensão 2018 UEPB do qual somos membros, objetivando explorar possibilidades metodológicas com recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Em nosso minicurso, com o aplicativo GeoGebra para Android, explanamos aos participantes aspectos históricos sobre curvas cônicas e suas particularidades observadas na História da Matemática; a partir da definição de cada curva cônica, e através de algumas técnicas de desenho geométrico, explanamos aos participantes como seria desenhar no papel tais curvas, permitindo análise de suas características; em conjunto construímos as curvas cônicas, reforçando suas características; posterior à construção das curvas no GeoGebra, os participantes, em quartetos, construíram uma sinuca elíptica a fim de despertar a percepção sobre a propriedade de reflexão das curvas cônicas, e destacamos suas utilizações no cotidiano; por fim, aplicamos questionário a coletar opiniões sobre tal metodologia. Acreditamos que nosso minicurso despertou nos participantes um modo mais abrangente de se abordar curvas cônicas. Pensamos que aulas que utilizam esse tipo de abordagem contribuem para que o tão sonhado rompimento do mito da difícil e incompreensível Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.