Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VIABILIDADE DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMCA À DEFICIENTES VISUAIS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENDOTÉRMICO, EXOTÉRMICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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      favorável, para promover aulas experimentais sobre termoquímica a alunos que possuem deficiência\r\n
      visual. O experimento foi baseado no reconhecimento auditivo de código Morse da letra “D” (- . .) e\r\n
      da letra “X” (- . . ), dos processos endotérmico e exotérmico, respectivamente. A linguagem Morse foi\r\n
      escolhida como forma de resgatar um sistema de comunicação histórico e assim, trabalhar-se\r\n
      multidisciplinarmente. Das pessoas avaliadas, cerca de 87,5% conseguiram detectar corretamente a\r\n
      reação ouvida. Em relação, a viabilidade da atividade, 75% dos participantes avaliaram como\r\n
      excelente e, e 25% como bom. Todos os participantes compreenderam com facilidade a explicação do\r\n
      experimento por meio de uma áudio-descrição. O baixo custo e simplicidade de compreensão\r\n
      destacam-se como fatores principais para a execução deste experimento com deficientes visuais,\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste trabalho avaliou-se a eficiência de um experimento qualitativo, economicamente favorável, para promover aulas experimentais sobre termoquímica a alunos que possuem deficiência visual. O experimento foi baseado no reconhecimento auditivo de código Morse da letra “D” (- . .) e da letra “X” (- . . ), dos processos endotérmico e exotérmico, respectivamente. A linguagem Morse foi escolhida como forma de resgatar um sistema de comunicação histórico e assim, trabalhar-se multidisciplinarmente. Das pessoas avaliadas, cerca de 87,5% conseguiram detectar corretamente a reação ouvida. Em relação, a viabilidade da atividade, 75% dos participantes avaliaram como excelente e, e 25% como bom. Todos os participantes compreenderam com facilidade a explicação do experimento por meio de uma áudio-descrição. O baixo custo e simplicidade de compreensão destacam-se como fatores principais para a execução deste experimento com deficientes visuais, promovendo a experimentação no ensino de química sobre uma perspectiva de educação inclusiva.

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