VIABILIDADE DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA O
ENSINO DE TERMOQUÍMCA À DEFICIENTES VISUAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45121 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 1234 "titulo" => """ VIABILIDADE DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA O\r\n ENSINO DE TERMOQUÍMCA À DEFICIENTES VISUAIS """ "resumo" => """ Neste trabalho avaliou-se a eficiência de um experimento qualitativo, economicamente\r\n favorável, para promover aulas experimentais sobre termoquímica a alunos que possuem deficiência\r\n visual. O experimento foi baseado no reconhecimento auditivo de código Morse da letra “D” (- . .) e\r\n da letra “X” (- . . ), dos processos endotérmico e exotérmico, respectivamente. A linguagem Morse foi\r\n escolhida como forma de resgatar um sistema de comunicação histórico e assim, trabalhar-se\r\n multidisciplinarmente. Das pessoas avaliadas, cerca de 87,5% conseguiram detectar corretamente a\r\n reação ouvida. Em relação, a viabilidade da atividade, 75% dos participantes avaliaram como\r\n excelente e, e 25% como bom. Todos os participantes compreenderam com facilidade a explicação do\r\n experimento por meio de uma áudio-descrição. O baixo custo e simplicidade de compreensão\r\n destacam-se como fatores principais para a execução deste experimento com deficientes visuais,\r\n promovendo a experimentação no ensino de química sobre uma perspectiva de educação inclusiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENDOTÉRMICO, EXOTÉRMICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID1234_18052018151246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR VALENTIM GOMES" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorvalentimgomes@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45121 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 1234 "titulo" => """ VIABILIDADE DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA O\r\n ENSINO DE TERMOQUÍMCA À DEFICIENTES VISUAIS """ "resumo" => """ Neste trabalho avaliou-se a eficiência de um experimento qualitativo, economicamente\r\n favorável, para promover aulas experimentais sobre termoquímica a alunos que possuem deficiência\r\n visual. O experimento foi baseado no reconhecimento auditivo de código Morse da letra “D” (- . .) e\r\n da letra “X” (- . . ), dos processos endotérmico e exotérmico, respectivamente. A linguagem Morse foi\r\n escolhida como forma de resgatar um sistema de comunicação histórico e assim, trabalhar-se\r\n multidisciplinarmente. Das pessoas avaliadas, cerca de 87,5% conseguiram detectar corretamente a\r\n reação ouvida. Em relação, a viabilidade da atividade, 75% dos participantes avaliaram como\r\n excelente e, e 25% como bom. Todos os participantes compreenderam com facilidade a explicação do\r\n experimento por meio de uma áudio-descrição. O baixo custo e simplicidade de compreensão\r\n destacam-se como fatores principais para a execução deste experimento com deficientes visuais,\r\n promovendo a experimentação no ensino de química sobre uma perspectiva de educação inclusiva. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ENDOTÉRMICO, EXOTÉRMICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID1234_18052018151246.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR VALENTIM GOMES" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorvalentimgomes@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }