AQUINO, Rosemary Roque De. Deficiência mental: estudo de caso. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44503>. Acesso em: 22/12/2024 18:36
O presente trabalho foi elaborado para atender a última etapa do curso de Especialização para Atendimento Educacional Especializado e apresenta para fins de entendimento teórico / prático, um estudo de caso com uma educanda com idade de 13 anos cursando 4º ano numa Escola Municipal situada no município de Campina Grande-PB. A problemática apresentada tem como característica de uma DM (Deficiência mental). A mesma recebia atendimento na sala de recurso, pois ainda não conhecia as vogais, apresentava dificuldade em se comunicar por sua fala ser pouco compreensível ficava reservada na sala e no recreio. A habilidade que apresenta interesse era referente ao artístico. Diante da problemática apresentada pela educanda se buscou elaborar um plano de AEE ( Atendimento Educacional Especializado),visando oferecer várias possibilidades de práticas pedagógica para assim garantir que a educanda pudesse ultrapassar as barreiras impostas pela escola comum e participar de sua turma com autonomia. Quanto à metodologia, foram utilizadas três etapas que serviram como norte para uma possível intervenção pedagógica garantindo uma possível inclusão real da educanda. Tivemos como primeira etapa o levantamento da problemática através de pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada com o corpo docente e a equipe técnica da escola, seguido da família. Na segunda etapa seguiu-se com a elaboração da formulação da clarificação do problema bem como sugestão para possíveis soluções inseridas na formulação do plano do AEE. Seguido de pesquisa teórica visando buscar compreender o caso em questão e assim nortear-se para subsidiar no caminho ao atendimento necessário. Palavras-chave: (1) Atendimento Educacional Especializado; (2) Educação Especial; (3) Escola comum.