Discutindo de que maneira as tecnologias digitais podem ser utilizadas no ambiente escolar por meio da criação de aplicativos utilizando uma metodologia de pesquisa online orientada denominado WebQuest (DODGE, 1995) e WebFind (OLIVEIRA, 2014). O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência de inclusão digital no contexto educacional, ou seja, uma abordagem prática da utilização de recursos tecnológicos dentro da sala de aula de uma escola pública estadual com alunos do ensino médio. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos discentes, verificou-se as contribuições ou dificuldades desta inclusão de recursos midiáticos e percepções dos discentes que participarão desta intervenção didática pedagógica. Como resultado identificou-se algumas limitações como a não disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos.