Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: DISPOSITIVOS MÓVEIS., EDUCAÇÃO., INCLUSÃO DIGITAL. Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45119
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 1911
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Discutindo de que maneira as tecnologias digitais podem ser utilizadas no ambiente escolar por meio da criação de aplicativos utilizando uma metodologia de pesquisa online orientada denominado WebQuest (DODGE, 1995) e WebFind (OLIVEIRA, 2014). O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência de inclusão digital no contexto educacional, ou seja, uma abordagem prática da utilização de recursos tecnológicos dentro da sala de aula de uma escola pública estadual com alunos do ensino médio. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos discentes, verificou-se as contribuições ou dificuldades desta inclusão de recursos midiáticos e percepções dos discentes que participarão desta intervenção didática pedagógica. Como resultado identificou-se algumas limitações como a não disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS., EDUCAÇÃO., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID1911_07072018074002.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOMARIA BATISTA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA DOMARIA"
    "autor_email" => "domaria.batista@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45119
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 211
    "inscrito_id" => 1911
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA SALA DE AULA A PARTIR DA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Discutindo de que maneira as tecnologias digitais podem ser utilizadas no ambiente escolar por meio da criação de aplicativos utilizando uma metodologia de pesquisa online orientada denominado WebQuest (DODGE, 1995) e WebFind (OLIVEIRA, 2014). O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência de inclusão digital no contexto educacional, ou seja, uma abordagem prática da utilização de recursos tecnológicos dentro da sala de aula de uma escola pública estadual com alunos do ensino médio. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos discentes, verificou-se as contribuições ou dificuldades desta inclusão de recursos midiáticos e percepções dos discentes que participarão desta intervenção didática pedagógica. Como resultado identificou-se algumas limitações como a não disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DISPOSITIVOS MÓVEIS., EDUCAÇÃO., INCLUSÃO DIGITAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID1911_07072018074002.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOMARIA BATISTA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MARIA DOMARIA"
    "autor_email" => "domaria.batista@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Discutindo de que maneira as tecnologias digitais podem ser utilizadas no ambiente escolar por meio da criação de aplicativos utilizando uma metodologia de pesquisa online orientada denominado WebQuest (DODGE, 1995) e WebFind (OLIVEIRA, 2014). O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência de inclusão digital no contexto educacional, ou seja, uma abordagem prática da utilização de recursos tecnológicos dentro da sala de aula de uma escola pública estadual com alunos do ensino médio. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos discentes, verificou-se as contribuições ou dificuldades desta inclusão de recursos midiáticos e percepções dos discentes que participarão desta intervenção didática pedagógica. Como resultado identificou-se algumas limitações como a não disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria na sala de aula para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.