Este trabalho visa analisar os aspectos da formação dos professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino da pessoa com deficiência. Como também apresentar algumas dificuldades em sua prática de ensino. A metodologia utilizada, foi uma pesquisa qualitativa realizada através de um questionário. Foram analisados os dados dos questionários destinados a dois professores de língua portuguesa que trabalham diariamente com alunos com deficiência, sendo assim, analisamos através das respostas dos docentes as maiores dificuldades e a questão da inclusão que ainda é um grande desafio para o docente, como também as práticas de ensino mencionadas em sala de aula, pois, conforme foi observado são usados recursos pedagógicos, mas muitas vezes é esquecido o trabalho da tecnologia da informação, ligada ao exercício didático. A questão dos cuidados que o educador deve ter em relação à evasão escolar também é citada neste estudo, tendo em vista que o aluno tem várias razões de não frequentar a escola e precisa do apoio escolar para fazer a intermediação. Para enriquecimento e comprovações de teorias, foram citados escritores a exemplo de FERREIRA, (2007), CANARIO, (1998) e OLIVEIRA, (2000). O presente estudo foi de suma importância para a reflexão de como trabalhar com esses alunos, quebrando os possíveis paradigmas que aparecem no caminho por meio da formação continuada, cursos de capacitações e pesquisas baseadas em autores que ajudem a superar os desafios presentes todos os dias.