SERVIÇO DE APOIO E ASSESSORAMENTO À PESSOA COM
DEFICIÊNCIA: SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) E
A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45052 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 1360 "titulo" => """ SERVIÇO DE APOIO E ASSESSORAMENTO À PESSOA COM\r\n DEFICIÊNCIA: SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) E\r\n A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR """ "resumo" => """ Nos últimos anos, observamos que foram muitas as transformações no sistema educacional brasileiro. Desde a década de 1990 os governos vêm investindo de forma progressiva em políticas inclusivas de educação que trouxeram avanços importantes, além de uma gama de programas e políticas sociais direcionadas às demandas atendidas por elas.\r\n Neste atual cenário, consolidado com o advento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva, implementada em 2008, o governo vem objetivando de forma contínua assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos sistemas de ensino do país. \r\n Mas, mesmo com o incentivo do Governo, muitas fronteiras foram estabelecidas com vistas ao atendimento educacional aos estudantes público-alvo da Educação Especial nas instituições de Ensino Superior Brasileiras.\r\n De acordo com Castanho e Freitas (2006), os professores universitários e os demais envolvidos com esta etapa de ensino formal não podem mais se omitir do envolvimento com o novo paradigma da educação, dado que o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, na qual se encontram as pessoas com algum tipo de deficiência, são princípios da educação nacional.\r\n No projeto em questão, ainda em andamento, discute-se os aspectos político-legais que se\r\n voltam para o processo de inclusão desses estudantes na Universidade, e como os servidores\r\n técnico-administrativos podem atuar de maneira a afirmar a esses alunos e professores o\r\n direito de isonomia e equidade de oportunidades. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1360_11082018223208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE CELESTE DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "ROSANE REIS" "autor_email" => "zaneceleste@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45052 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 892 "inscrito_id" => 1360 "titulo" => """ SERVIÇO DE APOIO E ASSESSORAMENTO À PESSOA COM\r\n DEFICIÊNCIA: SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA\r\n UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) E\r\n A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR """ "resumo" => """ Nos últimos anos, observamos que foram muitas as transformações no sistema educacional brasileiro. Desde a década de 1990 os governos vêm investindo de forma progressiva em políticas inclusivas de educação que trouxeram avanços importantes, além de uma gama de programas e políticas sociais direcionadas às demandas atendidas por elas.\r\n Neste atual cenário, consolidado com o advento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva, implementada em 2008, o governo vem objetivando de forma contínua assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos sistemas de ensino do país. \r\n Mas, mesmo com o incentivo do Governo, muitas fronteiras foram estabelecidas com vistas ao atendimento educacional aos estudantes público-alvo da Educação Especial nas instituições de Ensino Superior Brasileiras.\r\n De acordo com Castanho e Freitas (2006), os professores universitários e os demais envolvidos com esta etapa de ensino formal não podem mais se omitir do envolvimento com o novo paradigma da educação, dado que o reconhecimento e a valorização da diversidade humana, na qual se encontram as pessoas com algum tipo de deficiência, são princípios da educação nacional.\r\n No projeto em questão, ainda em andamento, discute-se os aspectos político-legais que se\r\n voltam para o processo de inclusão desses estudantes na Universidade, e como os servidores\r\n técnico-administrativos podem atuar de maneira a afirmar a esses alunos e professores o\r\n direito de isonomia e equidade de oportunidades. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA6_ID1360_11082018223208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE CELESTE DIAS REIS" "autor_nome_curto" => "ROSANE REIS" "autor_email" => "zaneceleste@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }