A LIBRAS - (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS), tem tomado uma proporção muito grande dentro da sociedade: locais públicos e privados. E, mesmo com sua expansão, ainda há pessoas que desconhecem a língua, até mesmo dentro do ambiente escolar, o que gera uma problemática para o alcance da inclusão. Este trabalho vem relatar a experiência do graduando e professor com as Oficinas de Libras durante as aulas de língua portuguesa, tendo como objetivo ensinar a LIBRAS para alunos ouvintes o alfabeto manual, números, dias da semana e algumas saudações, além da discussão da importância dessa língua para a sociedade, evidenciando os desafios encontrados por pessoas surdas e o preconceito que ainda persiste.
As oficinas foram desenvolvidas no fundamental II, em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Durante a execução das atividades foram contemplados os alunos de duas turmas o 6º e o 7ª ano, cujas faixas etárias variam entre 11 a 14 anos. Para a análise do conhecimento prévio, todos eles foram submetidos a um questionário de cunho quantitativo e qualitativo.
Com o decorrer das oficinas podemos perceber um olhar atento a maioria dos alunos buscando sempre saber mais e a forma como a língua consegue atrair de uma maneira significativa a atenção de todos.