Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DE LIBRAS PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA-PE

Palavra-chaves: ENSINO DE LIBRAS, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OFICINAS Pôster (PO) GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A LIBRAS - (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS), tem tomado uma proporção muito grande dentro da sociedade: locais públicos e privados. E, mesmo com sua expansão, ainda há pessoas que desconhecem a língua, até mesmo dentro do ambiente escolar, o que gera uma problemática para o alcance da inclusão. Este trabalho vem relatar a experiência do graduando e professor com as Oficinas de Libras durante as aulas de língua portuguesa, tendo como objetivo ensinar a LIBRAS para alunos ouvintes o alfabeto manual, números, dias da semana e algumas saudações, além da discussão da importância dessa língua para a sociedade, evidenciando os desafios encontrados por pessoas surdas e o preconceito que ainda persiste. As oficinas foram desenvolvidas no fundamental II, em uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada em Nazaré da Mata, no estado de Pernambuco. Durante a execução das atividades foram contemplados os alunos de duas turmas o 6º e o 7ª ano, cujas faixas etárias variam entre 11 a 14 anos. Para a análise do conhecimento prévio, todos eles foram submetidos a um questionário de cunho quantitativo e qualitativo. Com o decorrer das oficinas podemos perceber um olhar atento a maioria dos alunos buscando sempre saber mais e a forma como a língua consegue atrair de uma maneira significativa a atenção de todos.

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