RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO DA CRIANÇA NEGRA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45023 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 2174 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO DA CRIANÇA NEGRA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "No mundo contemporâneo educadores acreditam que no cotidiano da Educação Infantil, não exista qualquer tipo de racismo, preconceito ou discriminação, já que, as crianças encontram-se na fase enfant. Porém, é no dia a dia de creches e pré-escolas que ocorrem práticas racistas e discriminatórias entre os diversos pares. Não obstante, até o presente ano de 2018, percebemos que a ausência de conhecimento sobre as relações étnico-raciais no contexto educacional da Educação Infantil manifesta-se como um grande desafio para professores. E diante das dificuldades enfrentadas por alguns docentes no tocante a introdução da questão étnico-racial no contexto escolar infantil, acreditamos que seja necessário empenhar-se em fomentar mais sobre a temática. Todavia, este trabalho objetiva discutir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano da criança negra na Educação Infantil sob a ótica do racismo, do preconceito e da discriminação. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, visando o estudo e a análise de documentos oficiais de domínio científico mediante a contribuição de diversos autores sobre a temática étnico-racial. Como referencial teórico os estudos baseiam-se em: Aríes (1981), Cavalleiro (1998), Gomes (2005), Munanga (2005) e dentre outros. Então, podemos notar através das discussões apresentadas nesta pesquisa, que o racismo e o preconceito se faz presente desde cedo nas instituições infantis seja implicitamente ou explicitamente. Por isso, torna-se essencial que o professor se sensibilize diante da questão étnico-racial no intuito de contribuir para a transformação de um cotidiano infantil igualitário que respeite e valorize as diversas etnias que perpassam o espaço da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA NEGRA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID2174_29072018122622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA CRISTINA SILVA" "autor_nome_curto" => "TERESA CRISTINA" "autor_email" => "cristinasilvacg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45023 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 2174 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COTIDIANO DA CRIANÇA NEGRA: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "No mundo contemporâneo educadores acreditam que no cotidiano da Educação Infantil, não exista qualquer tipo de racismo, preconceito ou discriminação, já que, as crianças encontram-se na fase enfant. Porém, é no dia a dia de creches e pré-escolas que ocorrem práticas racistas e discriminatórias entre os diversos pares. Não obstante, até o presente ano de 2018, percebemos que a ausência de conhecimento sobre as relações étnico-raciais no contexto educacional da Educação Infantil manifesta-se como um grande desafio para professores. E diante das dificuldades enfrentadas por alguns docentes no tocante a introdução da questão étnico-racial no contexto escolar infantil, acreditamos que seja necessário empenhar-se em fomentar mais sobre a temática. Todavia, este trabalho objetiva discutir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano da criança negra na Educação Infantil sob a ótica do racismo, do preconceito e da discriminação. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, visando o estudo e a análise de documentos oficiais de domínio científico mediante a contribuição de diversos autores sobre a temática étnico-racial. Como referencial teórico os estudos baseiam-se em: Aríes (1981), Cavalleiro (1998), Gomes (2005), Munanga (2005) e dentre outros. Então, podemos notar através das discussões apresentadas nesta pesquisa, que o racismo e o preconceito se faz presente desde cedo nas instituições infantis seja implicitamente ou explicitamente. Por isso, torna-se essencial que o professor se sensibilize diante da questão étnico-racial no intuito de contribuir para a transformação de um cotidiano infantil igualitário que respeite e valorize as diversas etnias que perpassam o espaço da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA NEGRA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA8_ID2174_29072018122622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA CRISTINA SILVA" "autor_nome_curto" => "TERESA CRISTINA" "autor_email" => "cristinasilvacg@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }