As novas mídias tecnológicas que vem sendo inseridas na escola,implica numa nova concepção da ação e da estrutura da escola e dos programas que promovem a formação inicial e continuada do professor. Educar na era tecnológica, envolve uma formação consistente que prepare o professor para saber mediar os conhecimentos e os benefícios que a internet pode oferecer de modo ético e consciente.Sendo assim, considerando a relevância desse campo de pesquisa, esse artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a problemática que envolve o uso das novas mídias tecnológicas e a formação inicial e continuada do professor frente ao contexto tecnológico.Deste modo, esse estudo tem como objetivo discutir os desafios do professor em trabalhar com as tecnologias presentes na sala de aula, sem deixar de lado a formação crítica e participativa do estudante. Diante disso, sinaliza-se que as novas mídias tecnologias presentes na sala de aula fornecem uma gama de recursos que melhoram a qualidade do ensino, contudo, precisa estar atrelado sobre o olhar crítico do professor por meio de uma boa formação acadêmica pautada na ótica da inclusão digital.