O presente estudo busca compreender a relação existente entre a estrutura e o funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rural Maria Verissímo da cidade de Caturité-PB, o primeiro termo apresentado é compreendido como estrutura física da escola, suas dependências e equipamentos os quais ela conta, já o segundo termo se refere ao ato da pratica se naquele determinado espaço existe a aplicação do trabalho adequadamente. Consequentemente explanamos a ligação desses termos e as influências que um tem sobre o outro. Para fazer esse estudo foram necessárias algumas visitas na escola a fim de saber a opinião do seu diretor sobre sua estrutura e o funcionamento. Ao longo deste artigo são apresentados os resultados que foram obtidos por meio dessas entrevistas, e em seguida eles são comentados, identificando erros e acertos presentes nesse ambiente escolar. Também nesse estudo é procurado saber o olhar do diretor tendo em vista que ele é um professor, a respeito da educação, e se ela tem um papel de transformação na sociedade atual. Para a realização de estudo foi necessário a leitura de alguns autores a respeito do conceito de educação, como Karl Marx, e Norbert Elias, e ainda alguns artigos e documentos referentes à estrutura e funcionamento de escola pública. E por fim, é concluído o estudo identificando os erros da escola, e posteriormente é feita uma analise discutindo melhorias que podem ser aplicadas nesse espaço.