O jogo é considerado relevante por provocar estímulos diversos que instigam a aprendizagem. Este trabalho é fruto de uma experiência promovida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Cavalcante de Albuquerque que está localizada no bairro Sertãozinho, município de Mamanguape-PB. Teve-se como objetivo construir e utilizar jogos e brincadeiras na sala de aula para fortalecer o ensino em Matemática. A pesquisa visa desenvolver práticas educativas com os alunos do Ensino Fundamental voltadas para o ensino da Matemática com base no tema: ensino e aprendizagem em Matemática por meio de jogos e brincadeiras na escola. Trata-se de uma investigação exploratória. Contempla uma abordagem qualitativa com metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder a questão levantada: que práticas educativas poderão ser desenvolvidas com o alunado na escola por meio do uso de jogos e brincadeiras? Portanto, a pesquisa qualitativa e exploratória possibilitou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um caderno de registros da qual foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados alcançados leva-nos a perceber que as práticas educativas voltadas para o ensino-aprendizagem em Matemática com jogos e brincadeiras fortalecem o gosto pelo estudar, aprender, o aluno torna-se mais participativo e as aulas torna-se mais atrativas. Foi relevante para os (as) alunos (as) participar, construir, desenvolver, sugerir jogos a serem desenvolvidos na sala de aula.