DESAFIOS PARA A INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIENCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MAMANGUAPE (PB).
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44514 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 2366 "titulo" => "DESAFIOS PARA A INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIENCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MAMANGUAPE (PB)." "resumo" => "O trabalho proposto resulta das análises produzidas a partir do desenvolvimento do projeto: “Família, escola e desenvolvimento de aprendizagem”. O projeto tratou da relação entre a família e escola e observou as dificuldades para a inclusão e participação dos pais/responsáveis no ambiente escolar ao mesmo tempo em que também constatamos o quanto a esfera familiar influencia no desenvolvimento da aprendizagem da criança; no caso específico, crianças/adolescentes matriculados no II ciclo do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de ensino do município de Mamanguape – PB. O projeto desenvolvido através da extensão universitária no município trouxe os pais/responsáveis dos alunos para participarem de oficinas pedagógicas conduzidas pelos participantes do projeto. Ao final da atividade produzimos algumas avaliações e reflexões acerca do incentivo escolar à participação familiar na vida/gestão da escolar, sobre a percepção dos familiares acerca desta inserção e do próprio papel na educação e analisamos os aspectos socioeconômicos das famílias. Apesar da relevância da integração/inclusão da esfera familiar no ambiente escolar, há baixíssimo nível de envolvimento real entre as duas esferas; há poucas ações escolares no sentido de se reverter o quadro, e, por outro lado, há uma relevante resistência dos familiares/responsáveis, no sentido de se integrar a um campo que eles julgam ser autônomo e idealmente autossuficiente para a formação das crianças/adolescentes. Os desafios e as dificuldades que surgem desta relação produzem distorções importantes à formação, com prejuízos para as práticas de inclusão das famílias nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA14_ID2366_09082018162639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSICLEIDE DE LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "OSICLEIDE BEZERRA" "autor_email" => "osicleidebezerra@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44514 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 2366 "titulo" => "DESAFIOS PARA A INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIENCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MAMANGUAPE (PB)." "resumo" => "O trabalho proposto resulta das análises produzidas a partir do desenvolvimento do projeto: “Família, escola e desenvolvimento de aprendizagem”. O projeto tratou da relação entre a família e escola e observou as dificuldades para a inclusão e participação dos pais/responsáveis no ambiente escolar ao mesmo tempo em que também constatamos o quanto a esfera familiar influencia no desenvolvimento da aprendizagem da criança; no caso específico, crianças/adolescentes matriculados no II ciclo do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de ensino do município de Mamanguape – PB. O projeto desenvolvido através da extensão universitária no município trouxe os pais/responsáveis dos alunos para participarem de oficinas pedagógicas conduzidas pelos participantes do projeto. Ao final da atividade produzimos algumas avaliações e reflexões acerca do incentivo escolar à participação familiar na vida/gestão da escolar, sobre a percepção dos familiares acerca desta inserção e do próprio papel na educação e analisamos os aspectos socioeconômicos das famílias. Apesar da relevância da integração/inclusão da esfera familiar no ambiente escolar, há baixíssimo nível de envolvimento real entre as duas esferas; há poucas ações escolares no sentido de se reverter o quadro, e, por outro lado, há uma relevante resistência dos familiares/responsáveis, no sentido de se integrar a um campo que eles julgam ser autônomo e idealmente autossuficiente para a formação das crianças/adolescentes. Os desafios e as dificuldades que surgem desta relação produzem distorções importantes à formação, com prejuízos para as práticas de inclusão das famílias nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA14_ID2366_09082018162639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSICLEIDE DE LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "OSICLEIDE BEZERRA" "autor_email" => "osicleidebezerra@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }