PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO:
PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E APRENDIZAGEM
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44966 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 1992 "titulo" => """ PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO:\r\n PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. No decorrer das formações foi relatado os objetivos e direitos de aprendizagem dos alunos que estão matriculados no Ciclo de Alfabetização, assim como, o compromisso que se tem com Educação proposto na meta 5 do PME: alfabetizar todas as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, este por sua vez em consonância com o PPP da escola, bem como valorizar as relações na escola: professor-aluno, aluno-aluno, gestão-professor-aluno, família-escola. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1992_31072018095336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA GOMES E SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "SUSANA COSTA" "autor_email" => "sgsc31@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44966 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 1992 "titulo" => """ PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO:\r\n PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E APRENDIZAGEM """ "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. No decorrer das formações foi relatado os objetivos e direitos de aprendizagem dos alunos que estão matriculados no Ciclo de Alfabetização, assim como, o compromisso que se tem com Educação proposto na meta 5 do PME: alfabetizar todas as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, este por sua vez em consonância com o PPP da escola, bem como valorizar as relações na escola: professor-aluno, aluno-aluno, gestão-professor-aluno, família-escola. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1992_31072018095336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSANA GOMES E SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "SUSANA COSTA" "autor_email" => "sgsc31@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }