Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

#ADOLESCENCIAEMACAO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROTAGONISMO, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, CIDADANIA Pôster (PO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este projeto é fruto de reflexões sobre o processo de ensino e de aprendizagem de educandos do ensino médio e técnico integrado. Tais reflexões sugerem que o referido processo requer considerar o indivíduo em sua totalidade, numa perspectiva sistêmica, direcionada para o protagonismo e para uma formação cidadã. Para tanto, as ações serão direcionadas, inicialmente, aos educandos do curso de Serviços Jurídicos do CACC e docentes. Paralelamente, dirigidas aos docentes e educandos de uma escola pública do município de Cabedelo -PB. O objetivo é promover a ressignificação do espaço escolar para esses atores sociais, através de oficinas e rodas de diálogos sobre assuntos pertinentes a vida, interesses e necessidades desses jovens na atualidade, discussões e reflexões com docentes que acompanham esses jovens e multiplicação desses trabalhos para outros jovens de escolas públicas. Ressalta-se que este projeto se trata de um plano piloto, cujo intuito é estabelecer ações contínuas, sistemáticas e, não pontuais, a cada período do ano letivo. Espera-se assim, incentivar o protagonismo e a cidadania, favorecer o processo de ensino e de aprendizagem, como também favorecer o desenvolvimento integral (emocional, físico, psicológico, social, histórico) dos participantes (educandos e educadores) do projeto.

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