CARVALHO, José Luís De. O papel das tdic na ressignificação da aprendizagem educacional. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44877>. Acesso em: 22/12/2024 13:40
RESUMO: Esse estudo foi realizado para refletir acerca do papel do uso das novas tecnologias e, como estas, estão presentes em todas as nossas ações diárias e não é diferente quando pensamos em aprendizagem e educação. Autores como Vygotsky já refletia em suas pesquisas sobre o papel mediador do professor e a assimilação por parte dos alunos e essa mediação é um dos vieses de abordagem deste trabalho. Buscou-se refletir sobre o papel das TDICs e de que modo ela ressignifica o trabalho em sala de aula, além de discutir sobre a necessidade da formação continuada do professor para levar aos seus formandos a inclusão de meios tecnológicos na sua atuação. Cabe-nos ressaltar que falar de educação, aprendizagem e tecnologia ainda necessita de muita discussão e envolvimento de todos os que atuam na prática pedagógica, portanto é fundamental que todos os envolvidos na educação educandos e educadores devem buscar enfrenta o desafio de refletir e inserir esses novos métodos em sua atuação.