ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA INCLUSÃO.
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44422 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 190 "titulo" => "ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA INCLUSÃO." "resumo" => """ Considerando que os alunos hospitalizados encontram-se em desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial, é garantido por lei o direito deles desfrutar de acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência no hospital (BRASIL, 1995), de modo a evitar a perda da continuidade de seus estudos. Este estudo tem como objetivo investigar a percepção que a criança e ao adolescente hospitalizados com doença crônica constroem acerca da permanência hospitalar e da aprendizagem escolar no hospital. As questões norteadoras da pesquisa consistiram em buscar compreender como os pacientes com doenças crônicas vivenciam a hospitalização, a consequente ruptura com o cotidiano familiar e escolar e o que representava para eles a existência/ausência da escola no hospital. A pesquisa foi realizada na clínica de hemodiálise (Natal-RN), como metodologia foi adotada a triangulação dos dados a partir dos seguintes instrumentos de pesquisa: um questionário aplicado a 10 alunos; a intervenção pedagógica junto a 03 alunos; a observação de campo durante oito meses de pesquisa; análise do prontuário dos pacientes; do diário de bordo da professora-pesquisadora, conversas informais com os alunos. As análises revelam que os alunos com doença crônica concebem hospital como um ambiente doloroso onde sofrem procedimentos invasivos. O evento hospitalização é percebido como acarretador de rupturas com a sua vida cotidiana. Apesar da maioria não se sentir bem nesse contexto de transtornos e enfrentamentos, de modo geral, os participantes mostraram que o evento hospitalização não impede que novos saberes possam ser adquiridos e expõem seus desejos de realizar atividades escolares como uma forma de ajudar a enfrentar momentos dolorosos da sua vida.\r\n \r\n O """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR NO HOSPITAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA15_ID190_11032018163748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44422 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 190 "titulo" => "ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM POR MEIO DA INCLUSÃO." "resumo" => """ Considerando que os alunos hospitalizados encontram-se em desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial, é garantido por lei o direito deles desfrutar de acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência no hospital (BRASIL, 1995), de modo a evitar a perda da continuidade de seus estudos. Este estudo tem como objetivo investigar a percepção que a criança e ao adolescente hospitalizados com doença crônica constroem acerca da permanência hospitalar e da aprendizagem escolar no hospital. As questões norteadoras da pesquisa consistiram em buscar compreender como os pacientes com doenças crônicas vivenciam a hospitalização, a consequente ruptura com o cotidiano familiar e escolar e o que representava para eles a existência/ausência da escola no hospital. A pesquisa foi realizada na clínica de hemodiálise (Natal-RN), como metodologia foi adotada a triangulação dos dados a partir dos seguintes instrumentos de pesquisa: um questionário aplicado a 10 alunos; a intervenção pedagógica junto a 03 alunos; a observação de campo durante oito meses de pesquisa; análise do prontuário dos pacientes; do diário de bordo da professora-pesquisadora, conversas informais com os alunos. As análises revelam que os alunos com doença crônica concebem hospital como um ambiente doloroso onde sofrem procedimentos invasivos. O evento hospitalização é percebido como acarretador de rupturas com a sua vida cotidiana. Apesar da maioria não se sentir bem nesse contexto de transtornos e enfrentamentos, de modo geral, os participantes mostraram que o evento hospitalização não impede que novos saberes possam ser adquiridos e expõem seus desejos de realizar atividades escolares como uma forma de ajudar a enfrentar momentos dolorosos da sua vida.\r\n \r\n O """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR NO HOSPITAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO, CLASSE HOSPITALAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA15_ID190_11032018163748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }