O currículo escolar deve ser analisado, reelaborado e replanejado, contínua e coletivamente,
na busca de obter um ensino-aprendizagem construtivo, mais próximo possível da vida e da realidade
social dos educandos, que os considere como cidadãos e seres políticos, bem como desenvolvendo
uma função socializadora. Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar o currículo refletindo acerca
de valores, respeito à diversidade e valorização da vida para que se tenha um ensino-aprendizagem
mais dinâmico e significativo. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa,
consistindo em pesquisa bibliográfica exploratória. Foram analisados textos/documentos, tais como o
Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB/2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), à luz de estudiosos como Elizabeth Macedo (2017), Amélia Hamze (2012) e Nelson de Luca
Pretto (1997). Com o estudo, percebe-se a importância de tomarmos consciência de que a escola que
almejamos para alunos e para a comunidade em geral é aquela que se apresenta de forma integral,
privilegiando aprendizagens, os sentidos da vida, que se moderniza de forma a acompanhar as
mudanças da sociedade, os processos tecnológicos, onde todos contribuem e desempenham suas
funções como construtores e detentores do conhecimento, respeitando a diversidade cultural e do ser
social, porém sem abdicar de uma sólida formação em valores.