O tema inclusão digital, inclusão social e inclusão educacional tem sido objeto de debates no meio acadêmico, no mundo empresarial e no governo. As ações de projetos nessa área têm sido divulgadas, discutidas e recebidas por toda a sociedade. Entretanto, após a participação nesses projetos, não se conhece o destino dos que participaram de programas de inclusão social e digital. Pode-se afirmar que se tornaram digitalmente incluídos, e, da mesma forma, pode-se dizer que se tornaram socialmente incluídos? Esses projetos de fato atingiram seus objetivos iniciais quanto aos objetivos propostos? Este artigo faz uma revisão dos principais autores interessados no tema e discute modelos de avaliação de projetos de inclusão digital e seu impacto enquanto inclusão social. Por outro lado, busca avaliar e comprovar a dificuldade de acesso efetivo às TDICs pelos discentes antes e após ingresso ao ensino superior. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo descritivo, buscando atingir o objetivo. Verificou-se que a maioria tinha dificuldade de acesso às TDICs na Educação Básica e isso pode contribuir para exclusão de estudantes quanto ao ingresso no Ensino Superior. Contudo, após ingresso no Ensino Superior, os participantes da pesquisa em sua maioria, possuem acesso à Internet assim como possuem equipamentos que possibilitam a execução de suas atividades para um bom desenvolvimento acadêmico.