ALBUQUERQUE, Luciana Lima De et al.. Atendimento pedagógico face ao processo de inclusão. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44421>. Acesso em: 21/11/2024 12:17
Este trabalho teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem apresentada por um aluno com Síndrome de Down, estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Procuramos entender o processo histórico da pessoa com deficiência, desde a Antiguidade até os dias atuais como também refletir sobre as Legislações propostas pelos órgãos públicos nas escolas regulares de ensino. A participação da família no processo de inclusão é importante para que a pessoa com deficiência possa desenvolver sua aprendizagem. É também necessário que todos que compõe o âmbito educacional estejam preparados para incluir a pessoa com deficiência, mais especificamente o corpo docente, e para isso é necessário que eles obtenham formação continuada e condições físicas e pedagógicas favoráveis para realizar um bom trabalho. Através da pesquisa realizada com Guilherme, foi observado que com acompanhamento individualizado e com respeito as suas limitações diante da sua, deficiência intelectual, ele foi capaz de identificar as vogais e consoantes no alfabeto móvel.