Resumo: A educação inclusiva é uma área que requer especial atenção, especificamente no que diz respeito a disciplina de Educação Física. Para contribuir com a discussão realizou-se uma pesquisa on-line com professores de Educação Física que atuam na Educação Básica do Oeste do Pará, buscando alcançar uma inter-relação com os referenciais teóricos na compreensão do contexto de formação dos professores de Educação Física no âmbito da Educação Inclusiva. Para tanto, objetivou-se investigar a compreensão dos professores referente a sua formação acadêmica e prática docente com alunos que apresentam alguma deficiência. O estudo apresenta um apanhado histórico dos cursos de formação em Educação Física, do reconhecimento epistemológico da área e a compreensão de como se deu através dos anos a formação desses profissionais. Evidencia-se também o contexto inclusivo presente na grade curricular do curso de licenciatura em Educação Física direcionada à formação docente na área da inclusão. A discussão dos dados confirmou a importância da formação qualificada para o trabalho inclusivo a alunos com deficiência, concluindo-se que a formação profissional docente no contexto da inclusão, embora considere os critérios essenciais para uma formação qualificada, ainda está aquém dos níveis de qualificação profissional esperados para um efetivo processo de inclusão de alunos deficientes.