Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA QUILOMBOLA DEFICIENTE INTELECTUAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, ÁUDIO VISUAL, ÁUDIO VISUAL Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

As expectativas e realidades do fazer e sentir pedagógico na educação inclusiva são delineadas por desafios cotidianos que transcendem ações como acomodar uma criança dentro da sala de aula. Na prática, a dificuldade docente pela ausência de formação continuada e a precária infraestrutura das escolas. Na teoria, a inclusão escolar das crianças como um direito assegurado por leis e documentos arduamente pautados numa construção histórica. Traçando conectivos entre teoria e prática, o artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de inclusão escolar subsidiada por recursos audiovisuais, dialogando com o marco legal e as possíveis mediações que efetivam não apenas a inclusão, mas a proporcionam um aprendizado significativo para as crianças deficientes intelectuais. Nesse estudo, serão apresentadas algumas considerações advindas de ações pedagógicas permeadas com recursos audiovisuais, de forma especial o cinema e seus desdobramentos, realizadas na Escola Municipal José Albino Pimentel, situada numa comunidade quilombola do município de Conde – Paraíba, e como essa prática foi inserida no cotidiano escolar como prática educativa para a turma do 5º ano contemplando inclusive um estudante deficiente intelectual moderado. E ainda, como a importância do conhecimento do seu território e o suporte das tecnologias podem ancorar o respeito e a efetivação da diversidade no espaço escolar. Além de contextualizar os avanços legais que possibilitaram ao longo dos anos a efetivação dos direitos a inclusão das pessoas deficientes.

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