Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INCLUSÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44560
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 966
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivos verificar a importância de se estudar grandezas e medidas na EJA, além de identificar as potencialidades e limitações do uso do material didático de manipulação no ensino de grandezas e medidas com alunos do EJA. Para nortear o trabalho foi construída a seguinte pergunta de pesquisa, quais dificuldades de aprendizagem existem na educação de jovens e adultos em relação ao conteúdo grandezas e medidas? O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no estado da Paraíba com uma turma de EJA que em 2018 cursou o 8° e 9° ano, foi utilizado uma atividade que abordava o tema comprimento por meio de materiais manipulativos. Para tal atividade foi utilizado palitos de picolé, fitas métricas e o palmo da mão para fazer medições. Após a aplicação e análise da atividade destacou-se algumas limitações quanto ao uso do material didático, especificamente em relação ao fato de não podermos utiliza-lo em todas aulas de matemática, pois o material aborda uma pequena fatia do tema grandezas e medidas, além de requerer uma demanda de tempo significativa para sua execução. Em relação as potencialidades, destacamos a socialização dos grupos, a interação do conteúdo ministrado em sala de aula com o convívio cotidiano dos estudantes, além do desenvolvimento de ideias matemáticas.  Identificamos que seu uso de tal material, pode mediar a construção de conhecimentos matemáticos, servindo como método de diagnosticar dificuldades apresentadas pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INCLUSÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID966_28072018221725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEMAR LIMA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GILDEMAR"
    "autor_email" => "gildemarlima2009@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44560
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 966
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO GRANDEZAS E MEDIDAS."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivos verificar a importância de se estudar grandezas e medidas na EJA, além de identificar as potencialidades e limitações do uso do material didático de manipulação no ensino de grandezas e medidas com alunos do EJA. Para nortear o trabalho foi construída a seguinte pergunta de pesquisa, quais dificuldades de aprendizagem existem na educação de jovens e adultos em relação ao conteúdo grandezas e medidas? O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no estado da Paraíba com uma turma de EJA que em 2018 cursou o 8° e 9° ano, foi utilizado uma atividade que abordava o tema comprimento por meio de materiais manipulativos. Para tal atividade foi utilizado palitos de picolé, fitas métricas e o palmo da mão para fazer medições. Após a aplicação e análise da atividade destacou-se algumas limitações quanto ao uso do material didático, especificamente em relação ao fato de não podermos utiliza-lo em todas aulas de matemática, pois o material aborda uma pequena fatia do tema grandezas e medidas, além de requerer uma demanda de tempo significativa para sua execução. Em relação as potencialidades, destacamos a socialização dos grupos, a interação do conteúdo ministrado em sala de aula com o convívio cotidiano dos estudantes, além do desenvolvimento de ideias matemáticas.  Identificamos que seu uso de tal material, pode mediar a construção de conhecimentos matemáticos, servindo como método de diagnosticar dificuldades apresentadas pelos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, INCLUSÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS DE MANIPULAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID966_28072018221725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDEMAR LIMA OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GILDEMAR"
    "autor_email" => "gildemarlima2009@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivos verificar a importância de se estudar grandezas e medidas na EJA, além de identificar as potencialidades e limitações do uso do material didático de manipulação no ensino de grandezas e medidas com alunos do EJA. Para nortear o trabalho foi construída a seguinte pergunta de pesquisa, quais dificuldades de aprendizagem existem na educação de jovens e adultos em relação ao conteúdo grandezas e medidas? O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no estado da Paraíba com uma turma de EJA que em 2018 cursou o 8° e 9° ano, foi utilizado uma atividade que abordava o tema comprimento por meio de materiais manipulativos. Para tal atividade foi utilizado palitos de picolé, fitas métricas e o palmo da mão para fazer medições. Após a aplicação e análise da atividade destacou-se algumas limitações quanto ao uso do material didático, especificamente em relação ao fato de não podermos utiliza-lo em todas aulas de matemática, pois o material aborda uma pequena fatia do tema grandezas e medidas, além de requerer uma demanda de tempo significativa para sua execução. Em relação as potencialidades, destacamos a socialização dos grupos, a interação do conteúdo ministrado em sala de aula com o convívio cotidiano dos estudantes, além do desenvolvimento de ideias matemáticas. Identificamos que seu uso de tal material, pode mediar a construção de conhecimentos matemáticos, servindo como método de diagnosticar dificuldades apresentadas pelos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.