Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AUTISMO E A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: AUTISMO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44430
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "AUTISMO E A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre as estratégias utilizadas por docentes dos anos iniciais do ensino Fundamental no Município de Araruna com alunos autistas e as principais dificuldades no processo de inclusão escolar, com vistas a contribuir para que os professores re-pensem os procedimentos utilizados em sala de aula, na intenção de guiar e estimular os alunos, oportunizando-lhes uma aprendizagem significativa, partindo de suas potencialidades. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o ponto de partida da investigação foi a observação ativa da pesquisadora enquanto formadora de um curso ofertado pelo sistema Municipal para profissionais do magistério; o acompanhamento destes professores que gerou as reflexões aqui dispostas deu-se através de visitas in loco, relatórios docentes durante o curso e depoimentos da rotina escolar, estabelecendo percepções que se articulam aos instrumentos para coleta de dados. Assim, realizou-se uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos da pesquisa uma amostra de cinco professoras, cujos relatos descrevem as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. Também se fez uso de pesquisa bibliográfica, centrada na concepção de alguns autores e documentos que norteiam o tema em questão. Os resultados mostram que as estratégias pedagógicas utilizadas tanto pode favorecer quanto minimizar a participação na escola, esta última certamente compromete a interação e a aprendizagem dos alunos com TEA. E que a inclusão não deve ser apenas um desafio do professor, mas de toda a escola. Os autistas têm peculiaridades, atitudes e maneiras de aprender diferentes, logo, incluí-los é um compromisso de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID347_31072018212559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALCIONE SOARES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALCIONE"
    "autor_email" => "soaresalcione@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44430
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "AUTISMO E A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS COM ALUNOS AUTISTAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre as estratégias utilizadas por docentes dos anos iniciais do ensino Fundamental no Município de Araruna com alunos autistas e as principais dificuldades no processo de inclusão escolar, com vistas a contribuir para que os professores re-pensem os procedimentos utilizados em sala de aula, na intenção de guiar e estimular os alunos, oportunizando-lhes uma aprendizagem significativa, partindo de suas potencialidades. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o ponto de partida da investigação foi a observação ativa da pesquisadora enquanto formadora de um curso ofertado pelo sistema Municipal para profissionais do magistério; o acompanhamento destes professores que gerou as reflexões aqui dispostas deu-se através de visitas in loco, relatórios docentes durante o curso e depoimentos da rotina escolar, estabelecendo percepções que se articulam aos instrumentos para coleta de dados. Assim, realizou-se uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos da pesquisa uma amostra de cinco professoras, cujos relatos descrevem as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. Também se fez uso de pesquisa bibliográfica, centrada na concepção de alguns autores e documentos que norteiam o tema em questão. Os resultados mostram que as estratégias pedagógicas utilizadas tanto pode favorecer quanto minimizar a participação na escola, esta última certamente compromete a interação e a aprendizagem dos alunos com TEA. E que a inclusão não deve ser apenas um desafio do professor, mas de toda a escola. Os autistas têm peculiaridades, atitudes e maneiras de aprender diferentes, logo, incluí-los é um compromisso de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, PRÁTICA DOCENTE, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID347_31072018212559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALCIONE SOARES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALCIONE"
    "autor_email" => "soaresalcione@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre as estratégias utilizadas por docentes dos anos iniciais do ensino Fundamental no Município de Araruna com alunos autistas e as principais dificuldades no processo de inclusão escolar, com vistas a contribuir para que os professores re-pensem os procedimentos utilizados em sala de aula, na intenção de guiar e estimular os alunos, oportunizando-lhes uma aprendizagem significativa, partindo de suas potencialidades. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o ponto de partida da investigação foi a observação ativa da pesquisadora enquanto formadora de um curso ofertado pelo sistema Municipal para profissionais do magistério; o acompanhamento destes professores que gerou as reflexões aqui dispostas deu-se através de visitas in loco, relatórios docentes durante o curso e depoimentos da rotina escolar, estabelecendo percepções que se articulam aos instrumentos para coleta de dados. Assim, realizou-se uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos da pesquisa uma amostra de cinco professoras, cujos relatos descrevem as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças. Também se fez uso de pesquisa bibliográfica, centrada na concepção de alguns autores e documentos que norteiam o tema em questão. Os resultados mostram que as estratégias pedagógicas utilizadas tanto pode favorecer quanto minimizar a participação na escola, esta última certamente compromete a interação e a aprendizagem dos alunos com TEA. E que a inclusão não deve ser apenas um desafio do professor, mas de toda a escola. Os autistas têm peculiaridades, atitudes e maneiras de aprender diferentes, logo, incluí-los é um compromisso de todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.