CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44472 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 1466 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE" "resumo" => """ Resumo\r\n A formação docente no contexto da diversidade pode contribuir para discussão e ressignificação curricular, pois os cursos de formação inicial e continuada se constituem como elemento potencializador de práticas educativas dialógicas, que reconheçam os sujeitos diversos (ARROYO, 2008) no âmbito escolar e, sobretudo, que produzam novos saberes, concepções e práticas. A escola, por ser um espaço diverso, convida-nos a refletir sobre o reconhecimento e a valorização das diferenças. Entretanto, essa discussão tem se pautado por uma perspectiva retórica em vários âmbitos institucionais, midiáticos e nos documentos oficiais, frequentemente desprovida de questionamentos sobre as estruturas de poder. Sendo assim, é necessário que a abordagem da diversidade na educação se efetive mediante a problematização dessas estruturas que, segundo nosso entendimento, estão na base da invisibilidade dos diversos coletivos (ABRAMOWICZ, RODRIGUES, 2011; FREIRE, 2013). Partindo desse pressuposto, faz-se necessário romper com concepções excludentes, disseminadas nas nossas políticas curriculares, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que estabelece como legítimo e socialmente aceitável a disseminação de um padrão único de conhecimento e de cultura, desconsiderando a pluralidade de sujeitos e suas singularidades. Este trabalho é parte de uma revisão bibliográfica que objetiva identificar concepções de diversidade no processo da formação do professor. Evidencia como a predominância de uma abordagem universalista na literatura e nos documentos oficiais contribui para o silenciamento dos sujeitos diversos.\r\n Diversidade, BNCC, formação docente, práticas educativas """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1466_12082018175905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianegadelhaalves@bol.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44472 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 974 "inscrito_id" => 1466 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE" "resumo" => """ Resumo\r\n A formação docente no contexto da diversidade pode contribuir para discussão e ressignificação curricular, pois os cursos de formação inicial e continuada se constituem como elemento potencializador de práticas educativas dialógicas, que reconheçam os sujeitos diversos (ARROYO, 2008) no âmbito escolar e, sobretudo, que produzam novos saberes, concepções e práticas. A escola, por ser um espaço diverso, convida-nos a refletir sobre o reconhecimento e a valorização das diferenças. Entretanto, essa discussão tem se pautado por uma perspectiva retórica em vários âmbitos institucionais, midiáticos e nos documentos oficiais, frequentemente desprovida de questionamentos sobre as estruturas de poder. Sendo assim, é necessário que a abordagem da diversidade na educação se efetive mediante a problematização dessas estruturas que, segundo nosso entendimento, estão na base da invisibilidade dos diversos coletivos (ABRAMOWICZ, RODRIGUES, 2011; FREIRE, 2013). Partindo desse pressuposto, faz-se necessário romper com concepções excludentes, disseminadas nas nossas políticas curriculares, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que estabelece como legítimo e socialmente aceitável a disseminação de um padrão único de conhecimento e de cultura, desconsiderando a pluralidade de sujeitos e suas singularidades. Este trabalho é parte de uma revisão bibliográfica que objetiva identificar concepções de diversidade no processo da formação do professor. Evidencia como a predominância de uma abordagem universalista na literatura e nos documentos oficiais contribui para o silenciamento dos sujeitos diversos.\r\n Diversidade, BNCC, formação docente, práticas educativas """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE, BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1466_12082018175905.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE FERNANDES GADELHA ALVES" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianegadelhaalves@bol.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }