Este estudo objetivou apresentar um relato de experiência sobre a interação entre estudantes do curso de odontologia e os alunos surdos em uma aula de campo. Tendo em vista a importância de se pensar nas interações e aproximações, este artigo tece algumas impressões acerca desse encontro. Tendo como proposta compreender a maneira como os estudantes de odontologia desenvolveram habilidades para apresentar a importância da saúde bucal e da escovação com os alunos da escola visitada. Como recurso metodológico, utilizamos o relato de experiência e algumas notas sobre as interações a partir da descrição da participação dos alunos no auxilio aos cuidados com a saúde bucal do paciente surdo, através de uma abordagem qualitativa realizada na Escola de Áudio-comunicação de Campina Grande (EDAC). A amostra contou com a participação de trinta e cinco alunos surdos e com a ajuda do intérprete na língua de sinais. Assim também com o uso de instrumentos lúdicos e ilustrativos para a melhor compreensão dos surdos. Uma vez que, o surdo passa a demonstrar interesse e querer sinalizar o que sente diante do profissional. Concluiu-se que a relação entre paciente e profissional de fato precisa ser melhorada e que o vínculo ocorre quando o indivíduo se sente compreendido, notamos ainda que o auxilio de instrumentos lúdicos com a repetição e a interação pode facilitar o entendimento e a participação desse sujeito.