Este artigo visa apresentar uma experiência da nossa atuação em Sala de Recursos Multifuncionais com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua contribuição na adaptação e inclusão de uma aluna que, em virtude de uma doença congênita, apresentava anteriormente baixa visão no olho esquerdo e cegueira no olho direito, e há mais ou menos um ano, passou a cegueira total em ambos os olhos. Diante desse novo quadro surge alguns desafios com sua adaptação ao ambiente, atividades escolares, autoaceitação, socialização, dentre outros, havendo, portanto, a necessidade da atuação do AEE, da escola e familiares. O processo contou inicialmente com o estudo de caso, envolvendo entrevistas com familiares, professores, núcleo gestor e aluna, posteriormente observação de comportamentos da aluna na sala de aula e demais espaços da escola e da sua interação com colegas e equipe escolar, tendo em vista, a finalidade de identificar e analisar o tipo e origem do problema. Após esse levantamento, avaliamos todas informações colhidas, percebemos a suficiência dessas informações para que tivéssemos subsidio para contribuirmos no desenvolvimento de um trabalho eficaz, buscando promover a aprendizagem, trabalhar suas potencialidades e autonomia em seu processo de inclusão escolar, familiar e social.