Com base no estágio supervisionado II em gestão educacional em uma Escola Municipal de Campina Grande juntamente com o estudo bibliográfico, buscamos compreender a relação que se estabelece entre o aluno/professor e instituição na Educação de Jovens e Adultos (EJA).O processo de ensino e aprendizagem na (EJA), tem como foco a inclusão de alunos que por alguma circunstâncias tiveram seus estudos interrompidos ou que não estão com a faixa etária adequada para o ensino regular. Esses alunos por sua vez, trazem consigo um histórico de fracasso escolar, cheios de sentimentos de inferioridade, que evidentemente será um facilitador para que a continuação dos estudos seja interrompida novamente. De tal forma podemos pensar essa educação como relações que vão sendo construídas na sua individualidade e em sua coletividade. A afetividade é uma relação que está interligada nesse processo educacional, pois é a partir dessa ligação estabelecida entre aluno/ professor e instituição que ocorre o desenvolvimento do sujeito e o seu entusiasmo em aprender.Ressaltamos sobre a importância da identificação das motivações que influenciam no retorno dos alunos da (EJA) a escola e as dificuldades, que por eles são encontrados na efetivação da aprendizagem, como também as possibilidades de medição do trabalho pedagógico na promoção de vivências e práticas que permitam maior diálogo e interação entre as necessidades dos sujeitos e as competências a serem desenvolvidas pela escola.