O presente estudo tem como objetivo promover a acessibilidade comunicacional entre alunos surdos e ouvintes, inseridos em classe regular de ensino e atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais, docentes e demais funcionários, buscando tornar acessível o uso da língua materna a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. E, dessa forma, possibilitar a ampliação das competências lingüísticas em LIBRAS. Para tal, participaram do presente estudo educandos da Ensino Fundamental, docentes e demais funcionários de duas unidades de ensino da cidade do Jaboatão dos Guararapes– PE. Realizado em três etapas: com os educandos, intervenções em salas de aula e de Recursos promovendo atividades que explorem as especificidades dos sujeitos foco do estudo; palestras com os docentes e demais funcionários enfocando a construção de espaços educativos bilíngues para a emancipação do sujeito com protagonista de sua história; e a culminância com exposição das produções (jogos adaptados) com a participação da comunidade escolar. A pesquisa se encontra em andamento. Portanto, concluímos parcialmente que com o acesso a LIBRAS, os educandos demonstraram mais autonomia na realização dos afazeres pedagógicos e elevado grau de autoestima no contexto escolar. Uma vez que, todos os envolvidos no projeto dinamizaram o processo comunicativo. Dessa forma, temos a crença quanto a minimização/eliminação das barreiras comunicacionais e atitudinais na viabilização da inclusão escolar, por meio da compreensão e das reflexões acerca da contribuição social que a convivência com as diferenças ocasionam no fomento de uma Educação para Todos.