O direito de todos à educação, proclamado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e retomado na Constituição Brasileira de 1988 (BRASIL, 1988) como "direito de todos e dever do Estado e da família", é um princípio que está presente na Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996). Nesse sentido, a inclusão de alunos com deficiência têm sido uma temática bastante discutida, atraindo a atenção do governo federal para gerar medidas que efetivem a legislação existente visando garantir o acesso e a permanência com qualidade desse alunado nas escolas regulares. Além disso, é imprescindível também, que as instituições de ensino se organizem com base no conhecimento das necessidades educacionais especiais apresentados por esses alunos para dar respostas às mesmas conforme mecanismos que garantam a permanência e acessibilidade dos diferentes alunos. Em relação ao aluno com deficiência física, dependendo da gravidade motora, este poderá demandar recursos materiais adequados e humanos capacitados, para promover um atendimento educacional adequado nos espaços escolares.Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi conhecer o perfil do aluno com deficiência física, seus desafios e alternativas estes matriculados na escola pública estadual Unidade Integrada “Hayde Chaves” na cidade de Colinas/Ma e , esperando contribuir com informações que possibilitem uma reflexão por parte dos gestores nas ações a serem desenvolvidas em prol da melhoria e garantia das condições adequadas de acesso e permanência aos alunos com deficiência física em nosso contexto.