No contexto escolar, tem-se percebido que a literatura está sendo utilizada como pretexto para o ensino de língua portuguesa, principalmente quando o objetivo é utilizá-la como um texto a ser analisado por meio de regras gramaticais, assim dando um valor puramente didático e pedagógico ao texto literário. Desse modo, temos os estudos de gênero, raça/etnia no âmbito das sexualidades muito resistentes e marginalizadas no meio escolar, principalmente pelo grande tabu das temáticas em detrimento ao berço conservador da sociedade. Assim, o trabalho propôs através de contos da literatura contemporânea algumas discussões sobre temáticas de resistência e denúncia, que precisam ser discutidas e apreciadas com um olhar crítico/reflexivo, bem como perceber como esses movimentos estão sendo (des)configurados na literatura. Para isso, a metodologia utilizada foram aulas expositivas e respectivamente dialogadas com os alunos do 9º ano, da Escola Nossa Senhora dos Milagres em São João do Cariri- PB, por meio dos contos: Solar dos príncipes, de Marcelino Freire; Família, de Rubem Alves; A moça Tecelã, de Marina Colassanti e Olhos d’água de Conceição Evaristo. Como proposta final, levamos as discussões de sala de aula para as outras turmas da escola através de uma Seção de Pôsteres. Os resultados do trabalho foram de grande êxito, a literatura pode e deve ser trabalhada em sala de aula. O letramento literário é bastante eficaz para formação escolar e social dos alunos, trouxemos para sala de aula fortes temas que precisam de uma reflexão mais aguçada dos alunos do ensino fundamental.