Resumo: O trabalho que se segue é um relato de experiência a partir do desenvolvimento do projeto: Momento Literário, realizado na Escola Municipal Professora Francisca Leite Vitorino, na cidade de Boa Vista – PB. Decidida por incluir a leitura no percurso estudantil, a coordenação escolar juntamente com as professoras de Língua Portuguesa da instituição desenvolveram um trabalho relevante no que concerne às práticas de leitura, objetivando despertar, incentivar e socializar o aprendizado com os alunos do Ensino Fundamental nos anos finais. O projeto teve como foco a leitura e a produção de gêneros textuais, buscando despertar o prazer pela leitura e a formação do raciocínio crítico, além da produção textual. A culminância do projeto fora a realização de um notável evento que marcou a comunidade escolar com; a premiação dos autores dos melhores textos com livros, a socialização dos aprendizados construídos com o desenvolvimento de atividades dinâmicas de leitura e a distribuição do I Jornal Literário (contendo as publicações dos textos dos alunos). Para Roger Chartier (1999a), “a leitura é sempre uma prática encarnada em gestos, espaços, hábitos”. Logo, o compromisso de formar leitores deve ser assumido nas escolas, ampliando assim a visão crítica, produzindo significações na vida dos alunos. É preciso inserir metodologias capazes de tornar o aluno um leitor competente e em potencial guiados por concepções outras de leitura como ato e produção de sentido.