Esse artigo tem por finalidade, apresentar os dados finais referentes às pesquisas do projeto “O teatro e o cinema” e do subprojeto “O teatro e o cinema – Análise da peça e do filme O auto da compadecida”, elaborado para o Programa de Iniciação Cientifica da UEPB. Observaremos ao longo do construto, dados coletados através de pesquisas realizadas desde o início do projeto (2014), mostrando as leituras praticadas que compõem nossa base teórica e discussões pertinentes acerca do tema. O artigo é um passeio por entre as veredas armoriais da literatura, da cultura popular nordestina, da dramaturgia e do cinema, em contrapartida a experiência entre leitor e escritor, público e produto fílmico. Seu objetivo principal é investigar as respectivas representações da obra do escritor paraibano Ariano Suassuna (1955), tanto em caráter de linguagem dramatúrgica, quanto da sua transmutação cinematográfica dirigida por Guel Arraes (2000) e da sociabilidade entre o texto, o filme e a sua função na escola, tomando como foco as aulas de língua portuguesa. Verificando também, deste modo, a influência do Movimento Armorial na construção de uma obra estilisticamente nordestina, bem como, a intertextualidade que se utiliza da literatura de cordel e da literatura clássica em seu processo de reconstrução. Buscamos identificar as costuras acrescidas no produto fotolito, assim como, assinalar os processos dialógicos e sistemáticos enquanto escritura e na reprodução da obra objeto de nossas análises, em um contexto de sala de aula e de possibilidades de leituras da obra perante os tempos.